WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

06/01/2017 - CPLP dá andamento para realização de seminário internacional

O evento tem como objetivo a exportação de produtos, bem como a troca de conhecimento e de recursos tecnológicos para o desenvolvimento agrário
 
Na tarde desta quinta-feira (5), foi apresentado ao prefeito Paulo Piau o projeto para realização de seminário internacional voltado para o desenvolvimento econômico e agrário, visando à erradicação da pobreza por meio da agricultura nos países que fazem parte da CPLP, que são o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor Leste.


O evento está previsto para acontecer de 13 a 15 de fevereiro e será realizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o apoio e parceria da Prefeitura de Uberaba, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Na ocasião do encontro, além do prefeito, estava presente o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e interino de Desenvolvimento do Agronegócio, José Renato Gomes, secretário adjunto da Sagri, Carlos Dalberto De Oliveira Júnior, presidente da Fiemg, Altamir Rôso, além de representante da FGV, do presidente da Câmara de Comércio Brasil/Moçambique, Sinfrônio José da Silva Júnior e sua equipe.


“Uberaba está de portas abertas, e a relação do Brasil com a África não pode ser esquecida, visto que o mundo vive em função de se fazer negócio, gerar emprego, renda, receita, por isso não podemos perder essa oportunidade de realizar esse evento em nossa cidade, temos que facilitar a vinda de novos investimentos e superar a crise que enfrentamos”, pontua Piau.


O seminário internacional propõe apresentar um programa de mecanização agrária para erradicar a pobreza por meio da agricultura, ou seja, vender tecnologia aos países que fazem parte da CPLP, com foco em substituição das importações desses países pela exportação, gerando desenvolvimento e criando em Uberaba um pólo de captação de bons negócios. No projeto da FGV ainda vale destacar que através de seu modelo de negócio, estima-se o aumento da produção com custo menor, facilidade de pagamento e mecanização agrária.


Altamir Rôso, presidente da Fiemg destacou o apoio ao seminário internacional, visto a importância do evento para Uberaba. “Um evento internacional que envolve indústria tem toda estrutura e apoio da nossa entidade, com interesse em treinamentos internacionais e outras ações dessa parceria”, destaca Rôso.


“Nossa intenção é formar uma rede de negócios em Uberaba e nosso trabalho é intensificar atividades de vulto internacional para que nossa cidade seja marcada no mapa mundial como a cidade do agronegócio. Uberaba tem atrativos na área do agronegócio e será um pólo de transferência de tecnologia da agricultura para os países africanos’, finaliza Sinfrônio.

Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar