WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/12/2016 - Trabalho da Sala do Empreendedor com egressos do sistema prisional já colhe frutos

A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou um trabalho de capacitação de pessoas que estavam saindo do sistema prisional de forma a mostrar as possibilidades que a pessoa pode alcançar ao abrir a sua própria empresa.
 
A iniciativa se deu devido à dificuldade que muitos egressos do sistema prisional apresentam para conseguir emprego. O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais em parceria com a Sala promoveu em outubro de 2016 uma capacitação a um grupo desse público.
 
Ao encerrar o ano, a Sala do Empreendedor registrou que três novas empresas foram abertas e formalizadas por egressos. “Ministramos uma capacitação a esse público mostrando que, aqueles que tiverem dificuldade em se inserir no mercado de trabalho podem optar pelo empreendedorismo. Durante o curso nós falamos sobre como empreender e quais os caminhos que eles podem trilhar.”, explica o gerente geral da Sala do Empreendedor, Elder Árcega.
 
No curso foi abordado as facilidades que o empreendedor possui hoje, com os serviços oferecidos na Sala. Além disso, são apresentadas questões relativas à Legislação Federal e Municipal e foi falado de ações empreendedoras sobre como expandir e gerir melhor pequenos negócios, de forma a obter maior qualidade e lucro de seus produtos.
 
A Sala e o Presp MG têm avançado na parceria que já prevê para o ano que vem, mais uma série de capacitações. Elder explica que depois do curso, esse grupo tem notado que é possível empreender. “Essa é uma maneira do poder público criar formas para que eles não possam se reinserir na sociedade, apresentando oportunidades para que eles não tenham como única opção voltar à criminalidade.”, pontua.
 
O trabalho do Presp é voltado para pessoas que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. O objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes da experiência prisional, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar