WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/12/2016 - Prefeito recebe secretário do MCTIC para discutir investimentos no Parque Tecnológico

O Prefeito Paulo Piau e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes estiveram reunidos na última semana com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Toubes Prata e a equipe do Parque Tecnológico, visando discutir investimentos para o desenvolvimento do parque.


A reunião se deu em decorrência da visita do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que esteve na cidade em novembro e ficou muito surpreso com os projetos desenvolvidos no Parque. Na oportunidade, Kassab se comprometeu a criar um grupo de trabalho para avaliar as demandas de expansão do espaço de inovação de Uberaba, tendo solicitado o deputado federal Marcos Montes para auxiliar esta ação.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba reforça o compromisso do prefeito desde o início de seu governo de consolidar o Parque Tecnológico. E destaca a importância dos projetos pleiteados, como a infraestrutura para implantação do projeto completo do Parque, a construção de um Centro de Empreendedorismo Inovador e dos dois Centros de Pesquisa, sendo um o Centro de Excelência em Tecnologia Química e o outro o Centro de Tecnologia em Radiações.


A gestora do Parque, Raquel Resende, aponta que foi discutida na reunião a formação do grupo de trabalho que irá estudar os novos investimentos no Parque Tecnológico. “Na presença do secretário Álvaro, tratamos da composição desse grupo que deverá envolver universidade, prefeitura, ministério e o gabinete do Deputado Marcos Montes, para que possamos conquistar novos investimentos que irão incrementar ainda mais o processo de consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba”, pontua Resende.


O secretário de Estado de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Toubes Prata, ficou impressionado com o ecossistema de inovação da cidade, que na avaliação dele está muito bem estruturado e articulado, contando com vários componentes e uma área física generosa. “O que vemos aqui é um projeto com uma dimensão ampliada e grande, e é de surpreender essa articulação que o prefeito tem feito com as instituições, como a Universidade Federal, Uniube, a Fazu, o IFTM, a Embrapa, Epamig, enfim, todas as instituições que integram essa visão de um Desenvolvimento Econômico apoiado no Desenvolvimento Tecnológico.”, destaca.


Prata ressaltou que o que tornará o Parque atuante e bem estruturado é justamente essa participação forte das entidades que constituem um ambiente sólido de inovação. Outro ponto forte do Parque Tecnológico de Uberaba na visão de Prata são os eventos promovidos durante o ano que fomentam o empreendedorismo, estimulam a inovação e as discussões sobre uma agenda de Desenvolvimento Tecnológico que passa, por uma série de mudanças de paradigmas.


“A visita a Uberaba me deixou muito entusiasmado. É contagiante essa perspectiva que o prefeito tem de apoiar o desenvolvimento da cidade na pesquisa, na tecnologia, na utilização da ciência, na tradição empreendedora e na vocação de Uberaba para gerar novos negócios. Penso que a pauta e a agenda para esse projeto está muito bem estruturada, o que nos assegura e nos dá confiança de que será um projeto bem sucedido”, afirma Prata.


O Prefeito Paulo Piau explicou a história de criação do Parque Tecnológico ressaltando o trabalho de diversas entidades da cidade, que lutaram para preservar a área da Univerdecidade. O Parque de Uberaba tem um potencial muito grande, tanto pelo seu espaço físico disponível para instalação de empresas, quanto pelo ecossistema de inovação que pode ser obervado na cidade.


“Temos muita gente boa e talentosa na nossa cidade que já está atuando com o desenvolvimento de novas tecnologias, portanto temos que aumentar a estrutura do parque justamente para atender esses jovens empreendedores, para que eles não migrem para outros polos inovadores. A partir desse momento, os projetos do Parque serão finalizados com o grupo de trabalho que irá reunir os principais atores envolvidos no ecossistema de inovação de Uberaba. Em um segundo momento isso será submetido ao MCTIC para que ocorra a viabilização dessas estruturas”, pontua Piau.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar