WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/11/2016 - Workshop discute competitividade de Uberaba

A Prefeitura de Uberaba promoveu ontem (17), o Workshop: “Como Tornar Uberaba Mais Competitiva?”.  O evento foi voltado para as lideranças da cidade, que discutiram o desenvolvimento de Uberaba, sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na abertura, o Prefeito Paulo Piau lembrou que o país vive um momento de crise que atinge todos os brasileiros e que é preciso que a comunidade, entidades de classe, entre outros, discutam e estudem a possibilidade para aumentar a competitividade, bem busca de desenvolvimento para Uberaba, que também sofre com a crise econômica.


“Estas discussões são subsídio para que o Poder Público e a toda comunidade façam um planejamento mais amplo, para nos comprometermos mais e avançarmos com o desenvolvimento da cidade. Uberaba tem que ganhar musculatura para brigar pelos próprios interesses. Para nossa cidade ser mais competitiva temos que fazer um grande pacto que valorize mais a cidade. Queremos que as pessoas tenham orgulho de ser uberabense”, destacou.


A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, apresentou um resumo dos dados compilados da pesquisa realizada no período de 2014/2016, com as principais respostas do questionário que foi aplicado à academia, empresa, governo e sociedade civil organizada. Os tópicos apresentados correspondem à saúde, educação, lazer, segurança, empreendedorismo, esporte, longevidade, indústria, comércio, serviços, agronegócio e a imagem da cidade.


O professor Marco Antônio Nogueira que tratou do tema Competitividade e IDH, afirmou que este é um momento interessante para começarmos a pensar. “Ou mudamos ou desaparecemos. Nós, enquanto pessoas, instituições e empresas temos que nos reinventar sob pena de sermos suplantados. Entender o que é competitividade ajuda a criar bases, propósito e ações para que a cidade eleve seu potencial competitivo. Para isso, é preciso ter estratégias que possam ser implementadas”, reforçou.


Nogueira afirmou ainda que, quando um problema existe ele é de todos os setores, que têm de trabalhar juntos para melhorar o desenvolvimento da cidade. Foram analisados quais pontos são avaliados nas pesquisas para definir o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM e o IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. O intuito foi justamente de pontuar quais são os setores normalmente avaliados e onde Uberaba tem que trabalhar para melhorar os índices de IDH.


O evento contou ainda com um painel com a participação do presidente da Fiemg, Altamir Rôso, Adalberto Santos, da TV Integração, Luis Eduardo Peppe, da Algar, André Fernandes, representante da área universitária, Gill Mayeron, do setor de Tecnologia e Marco Túlio Paolinelli, representando o setor industrial. Eles falaram sobre que ajuda e atrapalha no desenvolvimento de Uberaba.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar