WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

12/11/2016 - Prefeitura reúne lideranças da cidade em Workshop para tornar Uberaba mais competitiva

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promove no dia 17 de novembro o workshop Como Tornar Uberaba mais Competitiva. O evento será no anfiteatro do Centro Administrativo e reunirá representantes de diversos setores da cidade, empresários, lideranças da comunidade e de instituições de ensino.


O intuito será de apresentar um levantamento que vem sendo realizado na cidade, desde 2014, a pedido do prefeito Paulo Piau, com o intuito de analisar os índices que dão origem aos dados do IDH da cidade. Esse levantamento vem sendo realizado junto à comunidade com a participação dos segmentos que envolvem, governo, sociedade civil organizada, empresas e academia.


Conforme explica a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, esse trabalho contou com o apoio da Fundação João Pinheiro e do SEBRAE, à época, onde foram distribuídos questionários sobre a visão da comunidade em relação a pontos positivos e pontos a melhorar, em setores como saúde, educação, segurança e vários outros. “Dessa forma foi possível montar um diagnóstico para que a Prefeitura tivesse a voz da comunidade para dizer o que alavanca e o que atrapalha o desenvolvimento de Uberaba”, aponta Resende.


Os resultados de todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos serão apresentados durante o workshop. O professor Marco Antônio Nogueira fará ainda uma apresentação que abordará competitividade e IDH, mostrando como esses dois pontos estão relacionados. O intuito será de levantar como uma cidade fica mais competitiva que outra e quais são os fatores que elevam a competitividade dos municípios.


A gestora do Parque destaca ainda que os levantamentos apresentados e as discussões do workshop serão trabalhados dentro do projeto do U+20, apresentando diretrizes de curto médio e longo prazo para o desenvolvimento da cidade.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes destaca que o evento visa integrar todas as lideranças da cidade, para mostrar que o desenvolvimento humano depende de muitos fatores e não adianta a prefeitura agir sem observar todo o ecossistema que faz parte do desenvolvimento da cidade. “Além de considerar a prefeitura, os governos Municipais Estaduais e Federais, também temos que ouvir as entidades de classe, a sociedade civil organizada, as universidades, instituições de ensino, mundo empresarial, mundo acadêmico, enfim, é de suma importância que todas essas lideranças, se reúnam para decodificar os índices e entender como cada pessoa presente é responsável para que no final, o índice de IDH possa crescer em Uberaba”, reitera Gomes.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar