WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

23/09/2016 - Jovens do Ceju e Probem participam de Seminário sobre Política e Cidadania

Mais de mil estudantes participaram do evento que aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), no Ginásio do Jockey Clube, no Centro de Uberaba. O I Seminário: Jovem, Cidadania e Política “Sua participação faz a diferença”, foi realizado pela Fundação de Ensino Técnico “Doutor Renê Barsam” (Feti) com o objetivo de formar jovens mais conscientes sobre seus direitos e deveres na sociedade.


Os alunos dos cursos de iniciação profissional e jovens aprendizes assistiram a palestras e participaram de debates sobre temas relacionados à Política, Cidadania, Ética, Corrupção, Educação e Fiscalização do Poder Público. De acordo com o presidente da Feti, Lourival dos Santos, o Projeto superou todas as expectativas dos educadores. “Os jovens querem ter voz e é isso que nós estamos fazendo aqui, dando voz a eles. É interessante que eles comecem a se sentir importantes, a gente quer que os estudantes saiam da instituição prontos para discutir e trabalhar uma sociedade mais justa e mais crítica”, justificou o presidente da Feti.


Durante o Seminário, os alunos também simularam uma eleição para Prefeito e Vereador. Os candidatos fictícios apresentaram suas propostas para os colegas que elegeram os representantes pelo voto direto. Os adolescentes sugeriram mudanças na estrutura física e pedagógica da Fundação, que possam melhorar o aprendizado como um todo. Emerson Júnior dos Santos, de 17 anos, é aluno do Probem e participou das eleições. O adolescente propôs desde a criação de veículos de comunicação interna, como rádio e jornal, com participação ativa dos alunos, até o reforço na segurança, com mais policiamento na porta da instituição. “A gente tem comida de qualidade, professores de qualidade, a gente queria trazer uma coisa diferenciada que não fique só na sala de aula”, explicou.


Segundo o presidente da Feti, os candidatos também sugeriram acesso à internet para os educadores, climatização das salas de aulas, com ar condicionado e a inclusão da prática de esportes na grade curricular. “Foram várias propostas e que podem efetivamente serem implantadas. O próprio presidente da Funel, Luiz Medina, já se comprometeu a liberar o Ginásio de Esportes para os alunos. Nós tivemos respostas hoje mesmo! Então foi muito válido para despertar neles uma consciência dos seus deveres e direitos como cidadãos”, concluiu Lourival.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU 

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar