WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

13/09/2016 - Alunos da Feti simulam eleição

A atividade faz parte do Seminário: Jovem, Cidadania e Política que será realizado no próximo dia 22, pela Fundação de Ensino Técnico “Doutor Renê Barsan” (Feti). Durante um mês e meio, professores da instituição trabalharam com os alunos o conceito de Política. Os estudantes foram divididos em grupos e receberam noções de cidadania, ética, responsabilidade e consciência do voto. Os alunos também tiveram acesso ao conteúdo da cartilha Jovem Eleitor, do Governo Federal onde aprenderam sobre as funções que exercem os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


Após a teoria, os estudantes partiram para a prática. Até a próxima sexta – feira, os alunos do Ceju e do Probem participam da simulação de uma eleição municipal. Divididos em grupos, eles criaram suas chapas e lançaram candidatos à Prefeito e Vereador. De acordo com Sirlei Freitas, professora e uma das coordenadoras do projeto, durante campanha, nas salas de aula, os candidatos fictícios apresentaram seus planos de governo e propostas voltadas para a melhoria do ensino da própria instituição (Feti) e soluções para problemas da comunidade onde vivem. “Se eles querem um país melhor, porque não começar por aqui, onde eles estão não é mesmo”, questionou a educadora.


Ao longo da semana serão eleitos 12 prefeitos e 12 vereadores, nas prévias que acontecem diariamente. Durante o seminário, no próximo dia 22, os eleitos terão que apresentar suas propostas diante de todos os participantes do encontro, na disputa da eleição majoritária. O prefeito e vereador escolhidos pelo voto direto dos alunos irão representar os estudantes e levar suas propostas ao poder Legislativo e Executivo do município, para que possam ser implantadas. Segundo Raphael Geraci, surgiram muitas ideias interessantes, que podem ser realizadas. “Eles levantaram questões sociais, melhorias na estrutura física da instituição, mudanças pedagógicas, eles tem realmente sugestões palpáveis”, justificou o coordenador.


Raíra Cristina Monteiro, estudante do nono ano do ensino fundamental, aceitou o desafio e concorre ao cargo de Prefeito. Aos 15 anos, a adolescente diz que o projeto trouxe mais consciência política e de cidadania. “Quem faz a política é o eleitor e um por isso um dos maiores deveres do cidadão é cobrar do seu candidato o que ele se propôs a fazer”, reforçou Raíra.


A programação do Seminário, dia 22 contará com palestras e debates e é aberta ao público. Para participar não é necessário fazer inscrição. As atividades serão realizadas no Jockey Club de Uberaba – Centro, a partir das 13h.


Jornalista/ Melissa Paroneto
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar