WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/10/2016 - Uberaba é a 3ª do Estado com melhor ambiente para se fazer negócios

Pesquisa da Urban Sistems, publicada na revista Exame desta semana, traz o ranking das melhores cidades para se fazer negócio no Brasil em meio à recessão
 
Com o título “Mais Fortes que a Crise”, a revista Exame trouxe na edição 1124 desta semana, um estudo da renomada consultoria Urban Sistems, mostrando as cidades que melhoraram o ambiente de negócios em meio à maior recessão do país em décadas. Uberaba aparece em terceiro lugar de Minas Gerais. Entre as 100 cidades do Brasil ocupa a 55ª posição. Vale ressaltar que Uberaba subiu de posição em relação ao estudo feito em 2015, saltando do 57º (4º lugar) para o 55º lugar. Em 2015, Betim ocupava a terceira posição do Estado, mas não aparece entre as 100 melhores em 2016, bem como Pouso Alegre, Varginha e Araxá. No estudo de 2016, Uberaba é seguida no ranking de Minas por Juiz de Fora (79º), Sete Lagoas (88º) e Poços de Caldas (93º).


As cidades mais promissoras concentram-se no Sudeste e no Sul do país (as regiões somam três quartos do ranking). Foram analisados 309 municípios com mais de 100 mil habitantes responsáveis por 71% do produto interno bruto. A lista dos 100 melhores destinos para os investimentos apresentam indicadores sociais e econômicos superiores à média nacional. Ainda na avaliação da Urban Sistems o sucesso de uma cidade em meio a uma recessão, depende de sua capacidade de reinventar a economia e/ou força produtiva. Eles citam ainda que a “resiliência de uma cidade surge quando ela é capaz de atrair empreendedores em abundância, para não depender de apenas um negócio”.


“É uma posição de orgulho e significa que todos os uberabenses estão cumprindo seu papel, seja o trabalhador, empreendedor, estudante e o serviço público. Mas sabemos que temos desafio, que é melhorar ainda mais, tentar ser a primeira cidade do Brasil. Temos que continuar nesta linha que nos colocou bem posicionados hoje, ou seja, de desburocratizar, utilizando instrumentos a serviço da comunidade, sejam da própria sociedade civil ou dos órgãos instituídos. Mas claro que a grande força motriz é a economia”, destacou.


De acordo com as informações da consultoria foram analisados 28 indicadores, entre eles: Crescimento populacional; População economicamente ativa; Índice de Desenvolvimento Humano; Crescimento do Produto Interno Bruto; PIB Per Capta; Crescimento Empresarial; Crescimento de Emprego Formais; Percentual de Empresas com mais de 100 empregados; Renda média dos trabalhadores formais; Despesas com Saúde; Educação – percentual de trabalhadores com curso superior; Índice Firjan de Gestão Fiscal; Crescimento da Frota de Automóveis; Linhas rodoviárias com seção na cidade; Índice de perdas na distribuição de água.


Ainda na revista, Bruce Katz, do Brookings Institution, afirma que as cidades que investem em inovação resistem aos choques econômicos. Ele explica também que facilitar a inovação e o empreendedorismo é essencial para uma cidade sobreviver a uma recessão, inclusive a do tipo que o Brasil enfrenta. E diz mais, que “as cidades mais dinâmicas são as que conseguem conectar negócios, universidades e gente qualificada”.


Conectado com este pensamento, o prefeito Paulo Piau destaca o projeto U+20, que é pensar Uberaba para os próximos 20 anos, envolvendo empresários, estudantes e universidade, capitaneados pelo Parque Tecnológico e que está em andamento. Ele afirma ainda que Uberaba tem espaço em outras áreas para explorar ainda mais, como Turismo, Tecnologia, Logística, entre outras já tradicionais, como por exemplo, o agronegócio.


“Temos que ter enfoque também no que é nosso como atuar em prol das empresas que já estão aqui. Outra questão é criar ambiente onde as empresas se sintam seguras e incentivas. Hoje abrimos uma empresa em 12 minutos. Criamos um ambiente propício para receber investimentos, com um bom desenvolvimento econômico, o que proporcionou Uberaba estar neste ranking”, destacou.


Outra questão destaca pelo prefeito é sobre o empreendedorismo. Ele lembra que a Prefeitura já atua junto com o Sebrae, por meio do Projeto Empreendedorismo na Escola, atingindo alunos do ensino fundamental, ou seja, já preparando futuros profissionais.  O prefeito destaca que em breve os alunos apresentaram a comunidade os resultados deste trabalho. “Também temos a Sala do Empreendedor que dá todo auxílio a estes empresários. Ou seja, estamos cobrindo todas as frentes”, afirmou.


Na avaliação do secretario de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, questões como a inovação na Lei de Incentivo, que hoje é copiada por diversos municípios, a efetivação do Parque Tecnológico, a busca por empresas de diversos segmentos, a transferência de lotes remanescentes dos Distritos Industriais, a localização privilegiada da cidade e os investimentos feitos nas políticas públicas é que garantiram a participação de Uberaba neste ranking.


“O prefeito teve esta visão com seu DNA empreendedor e o resultado está aí. Lembramos inclusive, que já ganhamos três troféus do Sebrae, na categoria Prefeito Empreendedor. Quando o prefeito me contratou, ele destacou que queria alguém com características comerciais, pois a intenção era tratar os empresários com se fosse um cliente. E é isso que estamos fazendo com resultado positivo. Esta matéria vem mostrar que estamos no caminho certo”, finalizou.

Keila Riceto
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar