WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/06/2016 - Obra do Memorial Chico Xavier será entregue junto a cerimônia da Comenda da Paz

Prefeitura de Uberaba realiza na próxima sexta-feira, dia 10, a entrega da obra do Memorial Chico Xavier. Na oportunidade também será realizada a cerimônia de homenagem da Comenda da Paz Chico Xavier 2016. O evento terá início às 18h30. O memorial está localizado na Av. João XXIII, 2.011 no Parque das Américas. A Comenda da Paz é uma homenagem feita pelo Governo do Estado, idealizada por iniciativa do prefeito Paulo Piau, quando deputado estadual.
 
A prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está entregando o prédio do Memorial pronto para ser ocupado e então inaugurado. A Fundação Cultural terá a responsabilidade de cuidar da operacionalização do equipamento, e já contratou um museólogo que será responsável por equipar o prédio.
 
A construção do memorial foi dividida em três etapas, das quais as duas primeiras foram realizadas com recursos oriundos do Ministério do Turismo de aproximadamente R$ 4.300.000,00 e a terceira etapa realizada com recursos da Prefeitura na ordem de R$ 620.000,00.
 
Conforme aponta o secretário, José Renato Gomes, a Sedec tem por obrigação estimular o turismo na cidade e continuará atuando em diversas frentes. “Finalizamos a parte estrutural do prédio, mas a parte administrativa e gerencial do Memorial ficará a cargo da Fundação Cultural, que tem toda a expertise necessária, além de já administrar os demais museus que temos na cidade”, aponta.
 
O museólogo da Fundação auxiliará na elaboração do Plano de Ocupação do Memorial Chico Xavier, para organizar a ocupação do espaço e distribuir todo o material doado e o acervo referente ao médium de maneira harmônica e agradável para todo o público que visitar o memorial. O museólogo também deverá contribuir na organização de mostras, exposições e no planejamento e execução de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.
 
O local deverá atrair toda a comunidade uberabense e região, uma vez que, além de apresentar um material rico que apresentará quem foi Chico Xavier e auxiliará na assimilação da obra do médium, o local terá uma livraria, lanchonete, um anfiteatro para a realização de ações sociais e eventos culturais como, oficinas, cursos, palestras e seminários e um espaço a céu aberto com arquibancadas.
 
Até o momento, o acervo a compor o Memorial já contam com 187 obras escritas por Chico Xavier, além de um acervo de fitas e livros sobre a história do médium, bem como um olograma doado que passará na parede imagens do Chico. O local contará ainda com a mesa e a cadeira que o Chico realizou os primeiros receituários, doados pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar