WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

31/03/2009 - Triângulo das Artes se movimenta em Uberaba

O projeto Triângulo das Artes integra o planejamento da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) para este ano. A iniciativa acontece em parceria com o Sebrae – com investimento previsto da ordem de R$ 50 mil somente em Uberaba – e representantes do segmento do artesanato.

O conselho gestor do projeto se reuniu segunda-feira pela manhã no Centro Administrativo Municipal com as presenças do seu coordenador, Manoel Pedro Leal (representando o secretário João Franco), Jannice Hueb, diretora de Turismo da Prefeitura; Ilza Kefaláz,  Presidente da Associação das Mulheres Rurais (Amur); Vânia da Silva, presidente da Uberfama; Heloisa Tinoco, coordenadora do Projeto pelo Sebrae/MG; Maria Betânia de Oliveira e Louvani Ficher da BPW, e Ingrid Sutz e Maria Aparecida de Freitas da Casa do Artesão.

Como contrapartida do projeto o Sebrae solicitou às associações R$ 1,5 mil que poderá ser parcelado até dezembro deste ano. Segundo Manoel, o Circuito dos Lagos também pretende dar continuidade nesta parceria. Jannice Hueb passa a ser a responsável pelo Centro de artesanato na cidade e explica que os investimentos serão utilizados de forma otimizada a fim de propiciar o desenvolvimento de trabalhos de artesanato no município em parceria sólida com as entidades.
Conforme a coordenadora do projeto pelo Sebrae, Heloisa Tinoco, a atividade será iniciada com treinamento em torno da ‘cultura da cooperação’ durante todo o ano com realização mensal de encontros com duração de oito horas. Cada entidade deverá indicar cinco pessoas para participar deste treinamento. Paralelamente – diz ela – serão promovidos cursos diversos, entre eles ‘Qualidade no atendimento’, ‘Controles financeiros e finanças’, ‘Como participar de feiras’ e ‘Elaboração de projetos para captação de recursos’.

Cada entidade que assinar o convênio com o Sebrae dentro do Projeto Triângulo das Artes terá à disposição um consultor de design para trabalhar uma categoria de artesanato. Para 2009 não está prevista a participação do projeto como expositor na Feira Nacional. No entanto, uma missão deverá levar os artesãos a evento – a ser definido - focado nos objetivos do projeto, que no momento não é a comercialização. As opções de locais para a missão, a programação dos cursos e consultorias e os convênios a serem assinados pelos representantes das associações de artesanato, deverão ser apresentadas pelo Sebrae na próxima reunião, dia 08 de abril.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar