WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

06/11/2009 - Parada Gay começará mais cedo este ano e terá cobertura ao vivo pela TV Bandeirantes

Definida esta manhã (dia 6) na Band a cobertura da Parada Gay de Uberaba que acontece no próximo dia 15, a partir das 13 horas, com concentração na avenida Leopoldino de Oliveira, início da Univerdecidade. Esta será, segundo o diretor da emissora, José Saad Duailibi, a primeira cobertura ao vivo de evento semelhante no Brasil. As negociações, de acordo com ele, foram iniciadas através do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Franco.

O projeto elaborado vai levar o evento a mais de 50 cidades da região, com público estimado em 3 milhões de pessoas, bem como geração para toda a rede (cerca de 40 emissoras) e veiculação nacional (cabeça de rede). Dois dias antes da festa será deslocado para a cidade unidade móvel, a mesma utilizada em cobertura de campeonatos nacionais de futebol, com sete câmeras e equipamentos com recursos diversos, como replay, por exemplo. Todo o jornalismo da emissora regional estará envolvido. Garantida também a presença do ator, o ex-global Mateus Carrieri, atualmente integrante do humorístico ‘Escolinha muito louca’. A cobertura terá início às 14 horas com formato de programa de uma hora ancorado ao vivo e matérias pré-produzidas. Ao longo do dia serão feitos flashs e entradas ao vivo. As chamadas para o evento e programação começam a ser veiculadas já na próxima segunda-feira.

Indústria - João Franco ressalta a importância da abertura oferecida pela Band que vai garantir visibilidade ao evento e atrair mais público para as ruas. Ele ressalta, além da questão conceitual do movimento, também o seu peso na linha da movimentação econômica da cidade no período, tanto formal como informal. A expectativa é de que cerca de 70 mil pessoas participem da Parada 2009. “São pessoas de Uberaba e de outras cidades incrementando a cadeia de hotéis, restaurantes, transporte, estética, confecção, entre outros”, observa o secretário. Para ele, a Parada é também uma oportunidade de promoção da integração regional, de entretenimento e de conscientização a gays e não gays.

Coordenador da Parada, Maurício Moura, lembra que a iniciativa começou tímida há quatro anos. A primeira reuniu pouco mais de 12 mil pessoas. No segundo ano o público foi de 25 mil pessoas e no terceiro, em torno de 40 mil participantes. Ele informa que grupo de trabalho foi formado orientando ao público homossexual sobre comportamentos e visuais ao longo da passeata. A intenção, diz, é demonstrar o orgulho gay, levar alegria, boas energias e não vulgarizar. Finalizando reforça: “Uberaba é gay”, não no sentido pejorativo, sexual, mas da alegria, da felicidade, da forma de ver a vida de forma leve.

Mudança - Uberaba, diz João Franco, que defende ser o mundo dos competentes independente da opção sexual, não é mais aquela cidade que muitos imaginam. Para ele trata-se de uma cidade diferenciada, onde “quem ficar olhando pelo retrovisor vai bater a cabeça”. E completa: “Como secretário, mas, sobretudo como cidadão, sou um eterno otimista. E este projeto não tem dono: é da comunidade que estará ou que não estará acompanhando o roteiro pelas avenidas, mas que com toda a certeza será beneficiada de alguma forma pelo evento”.

Departamento de Comunicação

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar