WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

25/02/2016 - Sebrae aponta grande potencial turístico no município

Para o prefeito Paulo Piau com a união de todas as entidades e empresas, a cidade tem grande potencial na geração de emprego
 
A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae/MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, apresentou na tarde desta quarta-feira (24) o diagnóstico Turístico de Uberaba com a presença do prefeito Paulo Piau, primeira-dama Heloísa Piau, do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes e equipe, secretário de Planejamento e Gestão, Marcondes Nunes, presidente da FUNEL – Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Medina, a presidente da FCU – Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, assim como representantes de entidades de classe, sindicatos, pesquisadores, professores, empresas de diversos ramos de atividade comercial.


Para o prefeito Paulo Piau o turismo cultural é um grande potencial principalmente para a geração de emprego e renda da nossa cidade de Uberaba. Para ele é importante que seja bem coordenada, não seja da prefeitura apenas, e sim da comunidade. “Do lado da prefeitura é cumprir o papel de começar a estimular, para depois a iniciativa privada caminhar sozinha. Temos esse papel inicial de desenvolver políticas públicas, as leis de incentivo para que a gente possa ter uma ação coordenada, estruturada, planejada. Vamos retomar o Convention & Visitors Bureau com o apoio das entidades, do Sebrae sobretudo, que coordenou esse trabalho, então são os desafios no momento, sem deixar de criar alternativas, novos caminhos para a geração de emprego”, afirma o prefeito.


Na ocasião do encontro o diretor executivo da Associação de Municípios com interesse turístico da Alta Mogiana (Amitam), Manoel Pedro Leal, falou sobre turismo regional, com projeto que engloba 17 municípios paulistas e 8 mineiros com estratégias de promover as cidades envolvidas, a fim de, trabalhar o desenvolvimento turístico regional de interesse público.


O ponto alto da reunião foi a apresentação do consultor do Sebrae/ MG, Flávio Vitarelli, que apresentou o Diagnóstico Turístico de Uberaba. Segundo o consultor, as potencialidades de Uberaba são muitas, como na área do agronegócio, na área do turismo religioso da doutrina espírita, turismo científico pedagógico com a paleontologia, também turismo de saúde, pois Uberaba é um polo de saúde regional, eventos, negócios, com vários potenciais. Também comentou alguns problemas que segundo ele foram captados durante outra visita, com o objetivo de detectar esses pontos específicos. Para Flávio o turismo no município tem problemas de gestão, diversas instituições que trabalham, mas não tem uma integração, ações repetidas, poucos atrativos que poderiam ser melhor trabalhados, como os museus da cidade. “Diante dessas potencialidades, eu proponho que a cidade desenvolva um programa na área do turismo cultural, pois ele engloba o turismo de negócio, turismo rural, turismo de eventos, todos os segmentos da área de turismo daqui. O turismo cultural faz com que a cidade seja reconhecida como um pólo de cultura do Triângulo Mineiro, como referência de cultura com relação aos museus, a paleontologia, a doutrina espírita, então eu acredito que se todas as instituições, toda a iniciativa privada, pública, se todos entenderem que a cidade é uma cidade culturalmente forte, que tem um potencial, um patrimônio cultural interessante e criar uma rede seja através dos conselhos, através das instituições, haverá renovação a cada ano, com novas tecnologias, sendo um multiplicador econômico’, explica Vitarelli.


José Renato Gomes, secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo finalizou informando que a secretaria vai promover reuniões de trabalho, seguindo a determinação do prefeito Paulo Piau de trabalhar para que o turismo seja uma referência, assim como está sendo atualmente o desenvolvimento econômico da cidade na geração de empregos.

Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar