WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/12/2015 - Inauguração de Sala do Empreendedor é destaque do programa Uberaba empreendedora

O ano de 2015 foi intenso para o Programa Uberaba Empreendedora lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no início do governo do prefeito Paulo Piau. O eixo de trabalho definido junto a Fundação Getúlio Vargas norteou os trabalhos da secretaria e com o foco no fortalecimento econômico local, buscando melhorias na capacitação de mão de obra especializada, leis de incentivo entre outras ações que possam ser benéficas para o empresário em Uberaba.


A principal ação desta pasta foi à inauguração da Sala do Empreendedor, no centro da cidade, que atende aos empresários em todas as suas demandas além de ofertar cursos de capacitação para o setor. Durante o ano, contando desde o trabalho de pré-operação e pós inauguração foram realizados o atendimento de 4.692 empreendedores, gerando uma média de atendimento de 391 por mês. Foram executados 1.255 processos no ano, com 1022 processos aprovados.


Antes da inauguração da Sala, o processo para abertura do MEI passava por seis etapas, com a pessoa tendo que passar pelo saguão, protocolo, esperar 3 dias, procurar contabilista, fazer o registro do MEI, protocolar novamente a documentação para análise e emissão de Alvará e inscrição municipal, esperar mais 3 dias úteis voltar à Prefeitura Municipal e retirar o alvará.


Agora com a inauguração da Sala do Empreendedor, a abertura do MEI se dá em 2 passos, sendo um a pessoa tendo que comparecer à Sala do Empreendedor com RG, CPF, Titulo de Eleitor e Recibo de IR, se for o caso, para início do processo e então retornar a sala para retirar o CCMEI, CNPJ, Inscrições Municipal e Estadual e o alvará.


Vale destacar que o empreendedor ainda recebe auxílio de contabilistas do SINDCONT – Sindicato dos Contabilistas, que todos os dias da semana envia um profissional para orientações contábeis gratuitas, além de ajudá-los quando possuem dúvidas sobre registro de funcionário. Na entrega da documentação, são oferecidos ainda os cursos disponíveis no mês para capacitação do empreendedor, todos cursos gratuitos e com certificação.


O programa Prefeitura Fácil executado na Sala, registrou um total de 961 inscrições aprovadas para microempreendedores individuais. A Sala do Empreendedor emite ainda os boletos do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional e realiza a Declaração Anual de Pessoa Jurídica de forma gratuita. A sala ainda possui o atendimento rotativo de vários parceiros, onde obedecida uma escala semanal oferecem seus serviços e soluções aos empreendedores que passam pela Sala do Empreendedor, sendo o Sebrae, Sindcont, Cieemg, Fiemg, Senac, Feti, Aciu e Cdl.


Devido a determinação do Prefeito Paulo Piau de incentivar as empresas de Uberaba para participarem das compras governamentais, a Sala do Empreendedor chegou a cadastrar 212 MEI como fornecedores do município no ano. Como é um projeto que está em seu início, a Sala tem desenvolvido uma pesquisa de satisfação dos usuários, nesse primeiro ano, o índice registrou 96,29% das avaliações como excelente o trabalho fornecido e 3,71% bom, e não registrou nenhuma avaliação regular, ruim ou péssima.


O município está fechando o ano com 8059 microempreendedores cadastrados. As atividades com maiores números de registros se concentra no comércio de artigos do vestuário e acessórios, com 1.159 empresas, depois vem cabeleireiros, com 686 registros e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, com 298 empresas.


Dos empreendimentos cadastrados 53,85% são estabelecimentos fixos, 21,84% são porta-a-porta e postos móveis, 9,05% são em local fixo, fora da loja, 8,49% são pela Internet e 3,45% são de televendas.


Com a parceria firmada junto a Junta Comercial do Estado a Sala passou a oferecer o serviço Empresa na Hora, em que é possível o empreendedor abrir a empresa e sair com toda a documentação necessária no prazo de 1 hora ao invés de demorar dias.  Em sua inauguração a primeira empresa aberta ocorreu no prazo de 43 minutos e foi o maior índice registrado, após isso, outras empresas foram abertas em menos tempo, registrando um prazo médio de 27 minutos, com o recorde sendo da empresa que abriu em 12 minutos.


Nos últimos meses, a Sala do Empreendedor passou a promover cursos de capacitação, foram realizados 15 no ano, onde foram emitidos 139 certificados. Dentre os cursos ofertados se encontram capacitações em Marketing Pessoal, Excelência no Atendimento ao Cliente, Noções Básicas de Gestão da Propriedade Intelectual para Empreendedores, Desenvolvimento Administrativo para o Microempreendedor Individual, Criatividade e Negociação, Relações Interpessoais no Trabalho, Técnicas de Vendas, Motivação e Excelência e Como Empreender com Equilíbrio Financeiro.


Todos os cursos foram oferecidos gratuitamente por meio de parcerias firmadas com a Sala, com a Novo Mundo Treinamentos, CENTRI – UFTM, SINDCONT Uberaba, CDL Uberaba, SENAC e DSOP Educação Financeira.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar