WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/12/2015 - Startup Weekend em Uberaba supera a expectativa dos organizadores

Evento que aconteceu simultaneamente em diversos lugares do Brasil e do mundo aconteceu pela primeira vez em Uberaba e foi considerado um marco  

Pela primeira vez na história Uberaba realizou o Startup Weekend na cidade. O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores do programa. Na manhã de hoje (07), o prefeito Paulo Piau recebeu em seu gabinete a gestora do Parque Tecnológico Raquel Resende, o responsável por parceiras da Softex – Programa Startup Brasil/ Ministério da Ciência e Tecnologia, Heyler de Paula e o diretor da Cultivatech, Leo Uchôa, que apresentaram o resultado final da primeira edição do Startup.

Heyler de Paula explicou que a Startup Weekend de Uberaba foi um programa de imersão vocacional no qual os participantes tiveram como objetivo, em 54h modelar uma idéia de negócio plausível e factível, e validar uma solução. Isso significa que os participantes vão para a rua, conhecem e conversam com possíveis clientes, voltam e estabelecem os conceitos financeiros e metodológicos básicos de negócio, tendo assim, a oportunidade de abrir uma empresa. “É uma empresa mesmo, não estamos falando de empresas simuladas, são possibilidades de empresa de fato. As pessoas são empreendedores, são pessoas que entendem de negócios, de tecnologia, de mercado. Existe a chance através de experiências, imaginar que existem várias outras empresas que também tem o mesmo tipo de problema, então a partir daí cria-se um produto, uma solução, e assim modelar um negócio que seja factível, chamo de negócio factível, porque elas podem ou não criar uma empresa, pois o objetivo do Startup Weekend não só é criar empresas e sim um projeto grande de educação e em Uberaba o resultado foi fantástico e superou todas as expectativas”, pontua de Paula.

O evento acontece no mundo inteiro, todos os finais de semana, o Startup Weekend atinge atualmente mais de 200 mil pessoas impactadas no mundo, em mais de 100 países. A responsável por produzir esse evento é a Techstars, uma aceleradora americana, com objetivo de que pessoas tenham seu primeiro contato com o mundo do empreendedorismo, para que saibam que é fácil fazer, é fácil ganhar dinheiro com uma idéia inovadora, para implantar um novo conceito de negócio no mercado. 

Para Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico, o evento foi um marco histórico para Uberaba. 54horas de pessoas desenvolvendo idéias e outras já com o produto final, foi possível mostrar que com metodologia, com suporte, com mentores, num espaço apropriado, as idéias se desenvolvem de forma produtiva. “Startup Weekend Uberaba é uma marco para a cidade mostrando porque Uberaba ganhou o título de Prefeito Empreendedor, esse final de semana coloca Uberaba no mapa do mundo das Startups”, exalta a gestora do Parque Tecnológico.

O diretor da Cultivatech, Leo Uchôa, contou que, se surpreendeu com Uberaba. “O que eu vi foram jovens empreendedores com muita garra e energia, mais da metade dos 100 participantes levaram literalmente essa questão das 54 horas a sério, muitos deles não dormiram de sábado pra domingo desenvolvendo a idéia e o projeto, foi um sucesso total, o engajamento, a qualidade dos projetos e o aprendizado, claro que a repercussão que isso vai trazer para a comunidade em termos de novos negócios e de empreendedores mais conscientes”, finaliza o diretor.

O prefeito Paulo Piau que prestigiou o evento, que teve apoio da Prefeitura, disse que Uberaba está na rota da inovação. “Entre tantas más notícias no país o que vimos em Uberaba foi animador. Jovens que fizeram uma imersão no trabalho, na inovação o que nos deixa muito felizes com o ambiente de ideias que estamos criando em nossa cidade”,finalizou.

Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar