WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

04/12/2015 - Prefeitura sedia Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico

Durante esta quinta-feira, dia 03, a Prefeitura de Uberaba foi sede de dois fóruns envolvendo secretários e dirigentes de Desenvolvimento Econômico de Uberaba e região.  O principal objetivo das reuniões de trabalho foi de deliberar e discutir um conjunto de ações estratégicas que possa inserir o tema, Desenvolvimento Econômico, nas prioridades da gestão pública municipal.


Os dois fóruns foram espaços para articulação, capacitação, interação e indução de políticas públicas que possam auxiliar na incorporação de medidas que consolidem o trabalho da secretaria de cada cidade e que fortaleça a governança. Participaram dos eventos, secretários e dirigentes de cidades como, Frutal, Araguari, Araxá, Montes Claros, Patrocínio, Ibiá, Tupaciguara, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Sacramento, Campo Florido e Itabacurí.


O prefeito Paulo Piau, que também é presidente da Frente Mineira de Prefeitos, destacou a importância da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para uma gestão pública. “Em momentos em que o país está vivendo uma crise, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico se torna estratégica para consolidar ações que fazem a cidade crescer e beneficiando a toda a população. O plano de trabalho discutido no fórum é muito importante para nortear e alinhar o desenvolvimento da região como um todo.”, aponta Piau.


O consultor do Sebrae, Rogério Moreira, destacou a necessidade de que a partir de agora os fóruns se tornem permanentes, enfatizando que foi iniciado um processo de articulação e de pensamento de desenvolvimento econômico de toda a região do estado. “Os representantes aqui presentes discutiram e planificaram ações que possam ser ouvidas para literalmente beneficiar a todos. Foi uma reunião muito produtiva, com a elaboração de um plano de ação consistente que vai dar vazão a partir do momento que as cidades se comprometerem na execução dos fóruns”, pondera Moreira.


Entre as questões apontadas no plano de ação estão à melhoria do relacionamento da cidade com os empresariados locais, a intenção de fomentar os negócios com sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social e trabalhar padrões e melhorias no nível educacional na execução de mão de obra para atender ao mercado, dentre diversos outros aspectos ligados ao desenvolvimento.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba, José Renato Gomes, reforçou o importante papel de Uberaba em sediar um encontro que dá oportunidade para trocar ideias e conhecimentos. Na oportunidade a secretaria apresentou em primeira mão o projeto de Uberaba de lançar o programa Minha Empresa Minha Vida, que consiste em apoiar a micro e pequena empresa, no financiamento de galpões para acomodação das mesmas. “O projeto foi apresentado para ilustrar uma das ações do plano de trabalho e que foi aprovado por todos, passando a fazer parte do plano de trabalho. Estamos agora estudando que linhas de crédito nós podemos adotar para oferecer esse programa amplo a ser lançado em Uberaba e depois em todo o estado”, adiantou Gomes.


O diretor Técnico do Sebrae, Anderson Cabido, destacou a discussão de pontos importantes a serem priorizados pelos secretários de desenvolvimento econômico dos municípios de Minas. “A reunião nos deu novos conhecimentos e, sobretudo, trouxe a visão que é necessária para que todos possam trabalhar de uma maneira mais articulada de forma a unir forçar para enfrentar desafios”.


O Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico Regional Triângulo foi realizado no período da manhã e o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico foi realizado a tarde.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar