WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

29/11/2015 - Audiência Pública irá discutir proposta de criação de complexo turístico nas margens do Rio Grande

A Prefeitura de Uberaba está com uma proposta de transformar uma área que hoje é exclusivamente rural, em uma possibilidade de lazer para todos os uberabenses, com a viabilização de uma praia às margens do rio Grande, atração de restaurantes, hotéis, condomínios, sítios de lazer e narinas náuticas, a minutos da cidade. A área estudada corresponde ao trecho próximo à ponte que atravessa o rio Grande entre São Paulo e Minas Gerais, até a cidade de Água Comprida.
 
O projeto completo será apresentado em uma audiência pública, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 02, às 17h, no anfiteatro do Centro Administrativo. A intenção é que todos os cidadãos, moradores da comunidade e proprietários das áreas estejam presentes, além de qualquer pessoa interessada em discutir o projeto.
 
A gestora de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega explica que o principal objetivo da Prefeitura em criar esse plano de ocupação é de possibilitar que a iniciativa privada faça os investimentos necessários no município, para viabilizar em Uberaba um espaço como o que já existe na cidade de Rifaina e em outras cidades, com a construção de clubes, condomínios, hotéis, parques aquáticos, resorts e ainda loteamentos, condomínios urbanísticos, loteamentos fechados, dentre outros espaços de atrações turísticas e de lazer.
 
A gestora de projetos explica que, para possibilitar esse investimento é necessário alterar o Plano Diretor para colocar a área como perímetro urbano. “Isso significa que se transformarmos a faixa de 500 metros em área urbana, precisamos também fazer um quadro na lei que permita a preservação ambiental no local. Sabemos que as margens do rio Grande são muito arborizadas e são lindas, mas infelizmente, se não tivermos uma ocupação legalizada e ordenada, corremos o risco de perder de todos os lados. Tanto os usuários, como os proprietários. O objetivo é realmente de atender a necessidade de todas as partes interessadas nesse projeto,  transformando o local em uma boa oportunidade para os uberabenses”, pontuou Anne.
 
Como em todos os projetos trabalhados na prefeitura, esse projeto será discutido em uma democracia participativa, conforme diretriz do prefeito Paulo Piau. “Um projeto dessa amplitude é preciso conhecer a opinião dos cidadãos uberabenses, e trabalhar isso junto com os interessados. Até porque no local temos comunidades instaladas há 20 anos, investidores querendo viabilizar negócios, proprietários rurais utilizando as áreas para canas, empresas e o Distrito Industrial III instalado nas proximidades, enfim, são muitos pontos a serem ponderados e ouvidos quanto a esse projeto”, pondera Anne.
 
A intenção da Prefeitura é que não haja desentendimentos ou que sejam criadas expectativas irrealizáveis. “Todo mundo tem que entender que o local tem um microcosmo ambiental, social e econômico, e tudo isso tem de ser muito bem ordenado, sem atropelar nenhum ponto, de forma a atender o interesse de todos”, reintera Nóbrega. O projeto de lei a ser apresentado na audiência está sendo desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Procuradoria Geral do Município (Proger), Meio Ambiente (Semat) e Planejamento (Seplan).
 
O projeto propõe a criação do Núcleo de desenvolvimento urbano e turístico da margem uberabense do rio Grande e incluí a criação de uma praia comunitária com cerca de 3 km, com toda a infraestrutura pública que seria uma opção de lazer para a população. A intenção é de possibilitar o desenvolvimento ordenado de infraestruturas de lazer e turismo aquático, preservando o meio ambiente e o desenvolvimento econômico da cidade. Depois de conhecer o projeto, a população poderá dar sugestões e discutir sobre o que está sendo planejado.
 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar