WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

24/11/2015 - Uberaba recebe a sua primeira edição do Startup Weekend

O Startup Weekend é o maior evento de Startups no mundo


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo por meio do Parque Tecnológico é uma das apoiadoras na realização do primeiro Startup Weekend Uberaba, que será realizado nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, no campus aeroporto da Universidade de Uberaba - Uniube. Considerado o maior evento de Startups no mundo, ele consiste em um final de semana intensivo que reúne jovens estudantes e empreendedores de várias áreas como gestão, comunicação, marketing, tecnologia e outras, para criarem protótipos de empresas ou projetos, em apenas 54 horas.

Este evento é conhecido internacionalmente como divisor de águas para os participantes, em função da aprendizagem e vivência prática, e tem como objetivos principais reunir o ecossistema regional de empreendedorismo digital e auxiliar novos empreendedores a tirarem suas ideias de negócio do papel.

O evento é organizado pela Zebu Valley, comunidade que trabalha ativamente incentivando inovação e desenvolvimento empreendedor em Uberaba, reunindo startups e entidades que orbitam em torno delas, como aceleradoras, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, grupos de inteligência setoriais e empresas que colaboram para o ecossistema de Tecnologia da região. O nome é inspirado no Vale do Silício (Silicon Valley - região na Califórnia, nos Estados Unidos, mundialmente conhecida por abrigar gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple), mas destacando a vocação de Uberaba para o agronegócio, principalmente criação de Zebu. 
 
Sobre o Startup Weekend
 
É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Venha compartilhar ideias, formar equipes e lançar startups.
 
Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais. 
 
Para saber como participar e conhecer a programação completa, acesse:http://uberaba.up.co/events/7245.
 
As Startups

São empresas em fase de concepção, que ainda estão validando seus modelos de negócio. Geralmente de base tecnológica e altamente escaláveis e replicáveis, o que faz com que seu produto ou serviço possa ser comercializado no mundo todo. Várias iniciativas para fomentar a criação de Startups em Uberaba estão acontecendo. 


A Prefeitura de Uberaba por meio do Parque Tecnológico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da FINEP e da Fundação Certi, além de criar novos espaços para a instalação de Startups (ParqueLabs) no Parque Tecnológico e em Instituições locais, está trabalhando em uma legislação específica para o segmento e inserindo na Programação do seu Seminário Uberaba Inovadora, temas de interesse dos "startupers". Também criou a Sala do Empreendedor para atender ao empreendedor que está abrindo a sua primeira empresa, sem burocracia e em minutos.


A Universidade de Uberaba criou o U-Start programa de geração de Startups da Unitecne, sua Unidade de Tecnologia e Negócios, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, que será lançado no dia do evento, Startup Weekend, em parceria com uma aceleradora de Minas Gerais. A UTEC - Associação de Profissionais de TI de Uberaba organiza com vários parceiros encontros mensais "Startup Talks" em bares e restaurantes da cidade.

O Sebrae local, criou o programa ID STARTUP, com várias ações em diversas instituições para promover a criação e o fortalecimento dessas iniciativas, desde missões técnicas até a capacitação de empreendedores e sensibilização de comunidades acadêmicas.

E foi criada a comunidade de Startups "ZebuValley" a exemplo de outras comunidades no Brasil, para a reunião e o fortalecimento local. Todas essas iniciativas acima citadas são realizadas em parceria e em conjunto. Colaboração é a palavra de ordem entre as Startups.
 
Mais informações: https://www.facebook.com/SWUberaba
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar