WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

12/11/2015 - Sala do Empreendedor fecha parceria com UFTM para curso sobre propriedade intelectual

A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo acaba de abrir as inscrições para o curso de Noções básicas de gestão da propriedade intelectual para empreendedores. A capacitação será oferecida pela primeira vez na Sala do Empreendedor por meio da nova parceria firmada com o Centri – Núcleo de empresas juniores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.


As inscrições tiveram início nesta quarta-feira, dia 11, junto a Sala do Empreendedor, de forma totalmente gratuita. A aula será no dia 17 de novembro, às 9h. Foram abertas 20 vagas. O curso irá abordar principalmente o ramo da propriedade intelectual, no que se refere à obtenção de patentes, marcas e programas de computador.


De acordo com o coordenador da Sala do Empreendedor, Élder Árcega, uma grande demanda tem se apresentado de pessoas que, na hora de abrir seu próprio negócio, não pensam muito em registrar o nome que vai utilizar para a empresa. “Essa é uma característica do Brasil, em que as pessoas não se preocupam com o direito na propriedade do nome da empresa, ou com os danos que podem ser acarretados pelo mau uso de uma marca”, aponta Árcega.


Ele destaca ainda o retrabalho de quando uma empresa funciona por anos com um nome e forma uma clientela e em um determinado momento ele perde esse nome, por não ter a proteção correta e acaba tendo de mudar a sua marca, acarretando muitas vezes, na perda de clientes e confiabilidade. Quando a pessoa registra uma empresa, o nome adotado é o do empresário e o CPF, não havendo muita preocupação com o nome fantasia que é o que está na porta do estabelecimento.


O curso de noções básicas de gestão da propriedade intelectual para empreendedores acontecerá na Sala em um momento estratégico, uma vez que cada vez mais o empresário tem se habituado a buscar informações e soluções junto ao novo setor criado pela Sedec. A equipe inclusive já chegou a ser questionada por um empresário que já vinha utilizando uma determinada marca por um tempo, quando a pessoa recebeu uma notificação para retirar o nome da empresa, em um determinado prazo, sob pena de sofrer com uma ação judicial.


“Esse é apenas um dos casos que queremos capacitar os empresários, para que todas saibam como se portar com sua empresa, evitando desgastes no futuro. Estamos trabalhando para cada vez mais ampliar o leque de cursos oferecidos para a capacitação. Nosso intuito é de amplia a visão do empreendedor uberabense que quer abrir o próprio negócio”, pontua Élder.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar