WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

11/10/2015 - Feti passará por reforma e pintura

Fundação investe na educação e capacitação de jovens

Saiu na última edição do jornal oficial do município, o Porta Voz, o nome da empresa vencedora da licitação para reforma e pintura da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Renê Barsam” (Feti). A escolhida foi a VL Construções LTDA, selecionada com base na apresentação do valor mais baixo. A licitação foi desenvolvida na modalidade de Tomada de Preços.

O valor constante no edital original referente ao processo licitatório era de R$ 192.528,43 e a VL estimou os custos em R$ 161.574,91.

Os trabalhos deverão ser concluídos em até três meses, contados a partir da contratação da construtora. Entre as obras, destacam-se a pintura interna e externa da sede, substituição do telhado e do forro, com o objetivo de modernizar o prédio onde funciona a Feti.

Progresso – A Feti oferece inscrições para oito cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Ainda existem vagas abertas para os cursos de carpinteiro de obras, auxiliar de arquivo, Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico e avançado, açougueiro, piscicultor, reparador de circuitos internos e operador de processamento de frutas e hortaliças”, revela o presidente da fundação, Lourival dos Santos.

Em média, as turmas funcionam com 20 alunos e a carga horária das aulas é de, no mínimo, 160 horas. Além dos cursos referidos, a Feti já fechou, em parceria com o Senai, turmas que iniciaram as aulas de carpinteiro de estrutura de telhado, mestre de obras, alimentador de linha de produção, mecânico de transmissão de veículos rodoviários pesados, mecânico de sistema de freio, suspensão e direção de veículos pesados e encanador hidráulico industrial.

Já em parceria com o IFTM, estão em funcionamento os cursos de auxiliar pedagógico e operador de máquinas e implementos agrícolas. Por fim, a instituição desenvolve os cursos de auxiliar administrativo e costureiro industrial, junto à UFTM.

No total, mais de 300 jovens acima dos 16 anos são beneficiados pelo Pronatec vinculado à Feti. Paralelo à implementação do programa do Governo Federal, a instituição trabalha, ainda, a ampliação de seus programas de menor aprendiz, por meio do Departamento do Bem Estar do Menor (Probem).

“Nesta semana, 70 alunos iniciaram seus cursos em cerca de 30 empresas reais da cidade, com a perspectiva de aprenderem mais sobre a atuação no mercado de trabalho e a expectativa de serem contratados por elas após o término do curso”, explica Lourival.

Outros 70 jovens já terminaram suas aulas e começaram, também nesta semana, a trabalhar nas empresas onde receberam suas capacitações por meio da Feti. Até novembro, Lourival almeja beneficiar mais de 160 adolescentes por meio do Probem e seus programas de menor aprendiz. Desde agosto, já foram feitas mais de 120 inscrições.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar