WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/09/2015 - Dia D das pessoas com deficiência reúne mais de 200 pessoas no anfiteatro da PMU

O Dia D da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS reuniu mais de 200 pessoas e 53 empresas na tarde desta sexta-feira (25) no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. Entre os presentes, estiveram pessoas com necessidades especiais, representantes de empresas e instituições que atendem a este público. O evento é realizado através de parceria entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sine Municipal, Sine Estadual, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), INSS e Ministério do Trabalho Emprego e Renda (MTE). 


A expectativa é que com cada vez mais iniciativas assim, o respeito pelas pessoas com deficiência seja fomentado e que elas tenham sua independência fortalecida, através de mais oportunidades de emprego. “Vimos várias histórias de superação aqui hoje. Nossa cidade está cumprindo seu papel e deu um passo a mais para incluir e entender”, ressaltou o prefeito Paulo Piau.  


Este é o segundo ano consecutivo em que se realiza o Dia D em Uberaba. A iniciativa surgiu após o prefeito ser abordado por uma pessoa com deficiência que relatou a dificuldade em encontrar emprego na cidade. “A partir disso, realizamos o primeiro Dia D da inclusão no Sine Municipal, em 2014, porém com muito pouco público. Este ano, temos parceiros e buscamos engajar mais as empresas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.


O Ministério do Trabalho começou a notificar as empresas para o cumprimento das cotas de emprego a pessoas com deficiência em julho. Vale ressaltar que a contratante não pode limitar as deficiências, sendo obrigada a oferecer oportunidades a todos os tipos de deficiência, em todos os setores. Também é necessário que o ambiente de trabalho seja adequado para receber qualquer profissional. 


Em todo o Brasil foi realizado o Dia D, uma campanha nacional, promovida pelo governo federal, através do MTE e do Sine. “Queremos o uberabense no mercado de trabalho. Estamos de portas abertas e não medimos esforços para isso”, reforça a coordenadora do Sine Municipal, Vanessa Saud. 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar