WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/09/2015 - Empresas serão notificadas a comparecerem no Dia D da inclusão de pessoas com deficiência

Com intuito de promover um dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, foi realizada nesta semana uma reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sine Municipal, o Sine Estadual ligado a Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Desenvolvimento Social (Sedese), o INSS e o Ministério do Trabalho Emprego e Renda.


Durante a reunião, os parceiros alinharam o trabalho para a realização do Dia D, marcado para acontecer na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, das 14h às 18h, no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. A chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho, Raquel Baldo apresentou a notificação recomendatória da participação do evento, para as empresas que devem cumprir com a cota de contratação.


Conforme ela explica, as empresas que possuem de 100 a 200 empregados na totalidade dos cargos, são obrigadas a contratar uma cota inicial de 2% do quadro com pessoas com deficiência. De 201 a 500 a cota é de 3% e de 501 a 1.000 é 4% e acima de 1.001 é 5%.


“As empresas que não estão com a cota cumprida terão a oportunidade de ter acesso as pessoas com deficiência seja ela física, auditiva, visual, mental e múltipla, além de recolocar no mercado de trabalho, reabilitados do INSS”, aponta Raquel.


O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca que é importante que seja uma contratação que valorize o emprego e garanta a hegemoniedade da equipe, com o funcionário deficiente ganhando o mesmo que qualquer funcionário da empresa, bem como recebendo todo o tratamento com inclusão, sem discriminação. “Esse será um dia de consciência em que os empresários terão a oportunidade de regularizarem sua situação. Estamos fazendo um trabalho em conjunto. O objetivo do município é ajudar que essas pessoas sejam incluídas no mercado de trabalho e o ministério espera que eles cumpram com a legislação”, a firma Gomes. 


O INSS estará com um servidor de plantão para tirar as duvidas dos deficientes, quanto a auxílios e que se interessam com a inclusão no mercado de trabalho.


Será criado ainda um banco de dados especial com o cadastro de todos os currículos, que ficará disponível para consulta.


O Dia D é um evento que acontece em todo o Brasil. O Centro Administrativo fica na Av Dom Luiz Maria Santana, 141, bairro Mercês. Interessados no evento devem se apresentar munidos de carteira de trabalho e demais documentos pessoais.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar