WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

24/07/2015 - Sala do Empreendedor registra abertura de empresa em 12 minutos

Duas semanas após a inauguração oficial da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Uberaba, o serviço Empresa na Hora que promete abrir uma empresa em um prazo máximo de 1 hora registrou o tempo de 12 minutos para abertura de um novo negócio no município.

O serviço realizado em parceria com a Junta Comercial de Uberaba – Jucemg, oferece ao empreendedor o número do CNPJ, o Nire que é o Número de Inscrição do Registro de Empresas, fornecido pela Junta Comercial do Estado, Inscrição Municipal e alvará de Licença e Localização.

O gerente da Sala do Empreendedor, Élder Árcega destaca que antes de fornecer esse serviço, os empresários tinham um prazo médio para conseguir a documentação em torno de 6 a 7 dias. “O mínimo que se conseguia era até 4 dias mas não menos que isso. Hoje a pessoa já consegue a documentação na hora e tem acesso a cópia autenticada online, o que também facilita quando o empresário precisa da segunda via do documento. Outro serviço que também era moroso e que a Prefeitura conseguiu otimizar”, aponta Árcega.

Como a Sala do Empreendedor iniciou as atividades em caráter experimental antes da inauguração, o levantamento das atividades do setor Prefeitura Fácil, de dezembro de 2014 a junho de 2015 já registra o atendimento de 606 processos de microempreendedores individuais, dos quais 301 foram aprovados e cerca de outros 305 estão em andamento ou foram cancelados.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes destaca o sucesso da Sala do Empreendedor como exemplo de uma gestão de governo planejada com inteligência. “O Prefeito Paulo Piau planejou muito bem os passos a serem seguidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em seu plano de governo ele priorizava a valorização dos pequenos empreendimentos e os empresários de Uberaba, que resultaram na implantação do projeto da Sala do Empreendedor que foi criada para facilitar a vida do empresário”, afirma Gomes.

O atendimento dos empresários ocorre de forma gratuita em diversos setores como o Espaço de Trabalho e Formação, Atendimento de Plantão, Prefeitura Fácil, Banco do Bem e Serviços às Empresas. Nesta semana, a Prefeitura assinou o convênio com o Sicoob que oferecerá uma linha especial de microcrédito aos empresários.

A Sala do Empreendedor funciona no prédio do Sine Uberaba, na Rua Vigário Silva e conta com a parceria da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Cemig, Feti (Fundação de Ensino Técnico Intensivo em Uberaba), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sindcont (Sindicato dos Contabilistas de Uberaba), Sindicomércio (Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais) e Centro de Integração empresa escola, que atendem em plantões rotativos aos empresários de Uberaba.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar