WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

11/07/2015 - Fórum de apoio às micro e pequenas empresas começa a ser regionalizado

Numa iniciativa inédita de ampliar o apoio aos micro e pequenos empreendedores de todas as regiões de Minas Gerais -- o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) -- iniciou pelo Triângulo Sul, a descentralização do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe).  A solenidade ocorreu em Uberaba, no Centro Administrativo da Prefeitura, com a presença de empresários e autoridades da região, que contempla 27 municípios.   
 
A descentralização do Fopemimpe segue a orientação do governo Fernando Pimentel de fazer com que a sociedade participe das ações de governo em todas as áreas. Quando se referia às micro e pequenas empresas, o fórum se reunia apenas na capital, mas agora começa a chegar aos quatro cantos do estado com os núcleos regionais. O objetivo é ouvir o empreendedor e as suas demandas para que ele possa manter os seus negócios, inovando e gerando emprego e renda.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, disse que o Fopemimpe é a instância para discutir qualquer problema da micro e pequena empresa e que haverá resposta para todas as demandas. “O Estado está trabalhando para melhorar a sua eficiência e consequentemente facilitar a condição do empresariado na produção de produtos inovadores, acesso a novos mercados e facilidades reais para exportar, que ainda é um grande desafio para os pequenos negócios”, afirmou Rôso ao complementar que a SEDE está de portas abertas para todos os empresários.  
 
O prefeito Paulo Piau destacou a parceria do governo do Estado, especialmente da SEDE para as conquistas de Uberaba. Ele expôs as potencialidades do município, inclusive de sediar o melhor distrito industrial químico do Brasil e possuir  localização e logística estratégicas, além da capacidade de formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento. “Trabalhamos pelo fortalecimento da micro e pequena empresa e o Fopemimpe é grande aliado que fizemos questão de atrair”, concluiu.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, José Renato Gomes, a chegada do Fopemimpe estimula ainda mais o município que vem recebendo visitas de líderes de outras localidades para conhecer o que está se fazendo para atrair tantos investimentos.  “O Fopemimpe vai oportunizar troca de experiências entre nós e outras regiões para o fortalecimento dos negócios mineiros”, observou.
 
O representante da Fecomércio, Marcelo Árabe, disse que 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro vêm das 700 mil pequenas empresas, e que a chegada do Fopemimpe ao interior, ajuda muito a olhar cada região de modo particular. O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, revelou que a entidade representa mais de 300 associações comerciais que trabalham para unir o empresariado e crescer com o Fopemimpe.
 
O primeiro vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Miguel Haroldo de Faria, explicou que o fórum fortalece o empresariado e cada vez mais a economia de Minas e do Brasil se torna competitiva.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae Minas, Anderson Costa Cabido, a regionalização do Fopemimpe contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios com as políticas públicas construídas. “Os envolvidos nesse trabalho merecem os parabéns e o Sebrae  está à disposição para continuar colaborando”, afirmou Cabido. O presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Nagib Facury, disse que o segmento da micro e pequena empresa é o que mais precisa de ações efetivas para se manter no mercado e ao mesmo tempo para crescer.  
 
O secretário-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio, explicou detalhadamente como funciona o Fopemimpe, inclusive conquistas históricas para o micro e pequeno empreendedor. Ele insistiu que o fórum é um instrumento de desenvolvimento econômico para todas as regiões mineiras e que a descentralização é uma necessidade em razão das diferenças existentes no estado. “Essas diferenças trazem demandas específicas e vamos trabalhar para atendê-las”, afirmou.
 
O vereador João Gilberto Ripposati ressaltou o desenvolvimento econômico de Uberaba nos últimos anos. Ele reconheceu que o governo municipal já encaminhou à Câmara mais de 130 projetos de áreas para instalação de novas empresas. Para ele a chegada do Fopemimpe ao Triângulo é mais um instrumento para o crescimento da região.
 
Inauguração da Sala do Empreendedor
 
A Sala do Empreendedor de Uberaba foi inaugurada nesta sexta-feira (10) e a primeira empresa aberta em 42 minutos pelo projeto Empresa na Hora da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). A parceria promete abertura das empresas de Uberaba em uma hora, desde que o empreendedor esteja com a documentação correta. Dessa forma ele sai da Sala do Empreendedor com o contrato ou requerimento registrado, o CNPJ da empresa, o NIRE (Número fornecido pela Jucemg confirmando a formalização do microempreendedor individual) e o alvará de licença e localização do município. Há cerca de dez anos, no estado de Minas, uma empresa era aberta em 150 dias em média. Atualmente, a média mineira está em nove dias, contudo, alguns municípios já haviam reduzido esse prazo como Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia.
 
Reginaldo Cangussu
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar