WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

07/07/2015 - Ação pioneira põe Uberaba como modelo para o país em transporte de grãos

Nova modalidade de transporte de grãos utilizando contêineres que antes iam vazios para o Porto de Santos coloca Uberaba na condição de pioneira e destaque na rota de importação e exportação de grãos no país. O trabalho inovador da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) em parceria com a Prefeitura será lançado no dia 17 de julho. Na oportunidade será apresentada a certificação da Unidade de Uberaba e a máquina estufadora de contêineres, que é um mecanismo capaz de estufar (encher) um contêiner com aproximadamente 26 toneladas de grãos em menos de 15 minutos.


Criada e patenteada pelo corpo técnico da Casemg, a máquina se mostra como um novo modal de forte tendência mundial. Seu desenvolvimento partiu da parceria articulada pelo Prefeito Paulo Piau, com a diretoria da Casemg, para autorizar o uso de 100mil m² para que o Porto Seco do Triângulo – EADI pudesse estacionar contêineres na área que estava sem uso.  


Antes da parceria, o Porto Seco recebia os contêineres cheios e os devolvia ao Porto de Santos vazios. Com a nova modalidade de transbordo rodoviário, apresentada pela Casemg, o EADI Uberaba devolve ao porto seus contêineres carregados de grãos, já com desembaraços alfandegários e prontos a serem despachados por navio, eliminando etapas da burocracia de exportação de commodities.


Conforme explica o diretor Técnico Operacional da Casemg, José Carlos Alves Borges já foram testados neste primeiro semestre, o transporte de soja, milho e farelo, mas afirma que estão sendo feitos testes em outros produtos que possam utilizar desse transporte. “Acreditamos que essa é uma novidade que vai se expandir para todo o País. A Unidade de Uberaba está sendo pioneira nesse trabalho que colocará o município na rota da importação e exportação de grãos”, afirma Borges.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes destacou que além da economia no transporte rodoviário, Uberaba ainda tem o diferencial de contar com o ramal da VLI para transportar os contêineres pela ferrovia, o que geraria uma economia ainda maior.


Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 06, com o Prefeito Paulo Piau, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes e o corpo técnico da Casemg composta pelo Diretor Técnico Operacional, José Carlos Alves Borges, o Supervisor Técnico, José Tarsício de Ávila, o Supervisor Técnico, Rogério Pereira da Silva Araújo e o Gerente Operacional, Luis Carlos da Silva, foram definidos alguns detalhes do evento do dia 17.


Será lançado ainda um manual de Boas Práticas de Armazenamento que apresenta informações que possibilitaram criar mecanismos operacionais e de gestão para o aprimoramento do sistema de Controle de Qualidade Interna dos armazéns e silos da Empresa. O manual SBPA vem contribuir para que a Casemg aprimore seus controles de qualidade, tendo como objetivo maior a conservação dos grãos de terceiros que armazena em suas unidades.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar