WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

16/05/2015 - Fórum para desenvolver micro e pequenas empresas será lançado em junho

Uberaba foi escolhida pelo Governo do Estado para liderar o Fopemimpe – Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que cuidará das demandas de 27 municípios. Em reunião realizada nesta sexta-feira (15), no gabinete do Prefeito Paulo Piau, no Centro Administrativo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Altamir Rôso e equipe apresentou a proposta do fórum a Câmara Municipal de Uberaba, as entidades de classe e instituições da cidade.


“Esse projeto visa a incentivar micro e pequenas empresas de forma a dar condição para que elas se instalem e sobrevivam. O fórum será um local que estará presente o governo do estado, a prefeitura, o SEBRAE, as entidades de classe e os órgãos ligados ao governo como receita federal e estadual, para que a empresa apresente duas demandas, seguidas de uma discussão e de uma apresentação de soluções”, aponta Altamir que ainda reforça a importância do projeto, uma vez que as microempresas são as grandes geradoras de empregos e de riquezas para um município.


Na reunião ficou definido que o lançamento do seminário para explicar o funcionamento do Fopemimpe aos comerciantes locais será realizado no dia 26 de junho.


O prefeito destaca que o fórum irá fomentar o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte da cidade. “Assim que formarmos esse fórum permanente será possível nos organizarmos para fazer uma compra direta com os nossos comerciantes. A ideia é desenvolver um sistema para compra de material escolar, de higiene e limpeza, por exemplo, e direto dos empresários locais, tudo dentro da lei federal e estadual”, explica Piau.


Ele esclarece que essa ação é muito importante, pois uma vez que se compra de uma empresa de Uberaba o dinheiro circula internamente o que fomenta o comércio local, gerando mais empregos e assim melhorando as condições dos cidadãos, o que consequentemente desenvolve e ajuda a cidade.


Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, Uberaba é uma cidade adequada para receber esse projeto. “Nesse fórum serão discutidas as demandas da região que poderão ser encaminhadas a quem de fato poderá dar uma solução efetiva. Esse é um resultado de um importante trabalho feito pelo secretario estadual Altamir Rôso e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau em Belo Horizonte. O que só demonstra que a cidade está muito bem representada”, afirma Gomes.  


A gestora de Projetos Estratégicos Anne Foy Nóbrega, que foi nomeada na reunião, coordenadora do Fopemimpe em Uberaba, apontou que as necessidades e os problemas que o setor industrial, comercial e lojista enfrenta passarão por esse fórum permanente que contará com as prefeituras de 27 municípios além dos representantes governamentais e entidades de classe, que trabalharão no desenvolvimento de políticas públicas pontuais, dentro da necessidade dos comerciantes. 


O Superintendente Estadual, Fernando Passalio de Avelar, foi quem apresentou o projeto na reunião e destacou que esse é um dos últimos passos rumo à implantação do Fopemimpe Triângulo do Sul. “Uberaba é um dos municípios pólos dessa região que definimos como Triângulo do Sul e foi escolhida para liderar esse projeto pelas oportunidades que o mercado daqui oferece aos pequenos negócios e pela quantidade de empresas que tem na cidade, É fundamental que ela fique a frente desse trabalho e compartilhe os bons exemplos que temos aqui”, justifica Passalio.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar