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Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

16/04/2015 - Prefeitura firma parceria com o SEBRAE para desenvolvimento de diversos cursos de Compras Governamentais

O prefeito Paulo Piau assinou o termo de compromisso com o Sebrae que irá executar nove cursos e dois seminários no município visando fortalecer a economia municipal. O município ganhou esses cursos por cumprir com várias iniciativas empreendedoras que geraram resultados positivos como a adoção da Lei Geral, a criação da Sala do Empreendedor e a nomeação de agentes para o desenvolvimento desse trabalho.


Conforme explica a gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, A ideia desse trabalho é que Uberaba consiga caminhar conforme o que consta na legislação federal que Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, regulamentada no município constando o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.


O principal objetivo do governo é fortalecer a economia local, de forma que ele não dependa de recursos do governo para se desenvolver. “A geração de renda será feita com o fortalecimento dos micro empresários que são quem movimentam a economia local e oferecem empregos para a população”, explica Anne.


Para que o processo dê certo, tem de ser fácil montar empresas no município e após montada tem que ter quem compre dessas empresas e para isso é preciso ser feito esse trabalho que potencializa a força de compra do município. “Já temos atraído empresas com incentivos. A tributação também tem de incentivar não só a vinda das empresas, como também a formalização do pequeno empreendedor. É um trabalho que no final tanto o empresário quanto o município saem vencedor”, afirma.


Cada curso a ser oferecido será voltado para um público em específico. O curso Estratégias de Implementação da Lei Geral, será para os Gestores Públicos da Administração, Planejamento, Fazenda, Agentes de Desenvolvimento, da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Desenvolvimento. Serão feitos ainda dois seminários de sensibilização para compras governamentais, sendo um voltado para os empresários de Uberaba e o outro para os agricultores familiares para que eles forneçam alimentos para o município.


Também serão desenvolvidos cursos de Implicações da Lei Geral voltado para o Gestor Público, um curso de Como Vender para a Administração Pública voltado para os empresários, um curso de Compras da Agricultura Familiar para os gestores públicos e outro curso para o produtor rural aprender o processo de compra da agricultura familiar. E ainda, cursos de gestão de contratos para empresários e curso de gestão de compras para gestores públicos, divididos em três módulos, ministrados no decorrer do ano.


Anne aponta que, a prefeitura possui um orçamento de cerca de 300 milhões para compras durante o ano e que nada mais positivo para a cidade do que, que esse dinheiro circule nas empresas do município. “Nossa ideia é que o orçamento da prefeitura seja gasto com empresas da cidade que alimentando um circulo virtuoso da economia local. O dinheiro rende tanto para as empresas, quanto para a prefeitura e a população. Sem contar que, para a prefeitura. A prestação do serviço acaba sendo mais ágil”, afirma Anne.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

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