WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/04/2015 - Uberaba participa de Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico enviou um representante para participar do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na última semana, em Brasília. A gestora de projetos estratégicos, Anne Roy Nóbrega participou de palestras e debates voltados para o fomento de pequenas empresas e ferramentas para atrair investimentos para o município.


Em três dias de evento, Anne participou de palestras sobre estratégias para a promoção do empreendedorismo local, compras públicas para estímulo à economia local, incentivo à formalização e desburocratização de atividades produtivas e planejamento e governança para o desenvolvimento local. A gestora de projetos este presente ainda no Seminário Brasil Mais Simples 2015, que debateu sobre, a simplificação de registro e licenciamento de negócios, os novos desafios para a regulamentação e funcionamento de empresas sem estabelecimento e o empreendedorismo e a nova ocupação do espaço público.


Os participantes puderam trocar experiências, conhecendo às boas práticas bem sucedidas de municípios com realidades comuns, e ainda participaram de debates e palestras. A discussão de acordo com Anne teve tudo a ver com as práticas que Uberaba já vem desenvolvendo e de outros pontos que tem estado em estudo pela secretaria.


A simplificação do processo de licenciamento no âmbito dos Corpos de Bombeiros, por exemplo, já é um passo firmado em Uberaba. A organização dos empresários de Food Trucks, discutida no Seminário também já está em andamento na cidade, dentro dos estudos de regularização dos ambulantes. “Foi uma experiência muito rica. Vimos que Uberaba está no caminho certo do desenvolvimento, inclusive um passo a frente de muitas cidades do Brasil. Conhecemos também muitos casos de sucessos que serão úteis para os estudos de Uberaba”, afirma Anne.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico além de ter avançado muito na desburocratização dos processos das empresas que querem se instalar em Uberaba também lançou no ano passado a Sala do Empreendedor, que é um diferencial que poucas cidades tem oferecido aos seus empresários. 


O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No evento foram reunidas autoridades municipais, estaduais e federais com o objetivo de mobilizar os gestores públicos a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.


Temas como a Dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, à qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana foram algumas das agendas discutidas no encontro.
 
 Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar