WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/02/2015 - Construtora dobra número de funcionários na Fábrica de Amônia

Várias empresas uberabenses estão prestando serviços na obra que saltou de 400 para 800 funcionários
 
As obras de construção da fábrica de amônia em Uberaba tiveram um grande avanço no número de funcionários,saltando de 400 para 800 trabalhadores nos últimos dias. O Prefeito Paulo Piau avaliou hoje como positivo o andamento do cronograma de obra da UFN-5 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), planta de amônia da Petrobras. “As obras estão em pleno vapor, dentro da proposta e movimentando a economia local, um cenário muito positivo e importante para Uberaba”, comentou Piau.
 
 A fábrica que está sendo construída no Distrito Industrial III já conta com 800 funcionários e utiliza serviços de várias empresas da cidade. Piau lembra ainda que com a construção da fábrica o Brasil, que hoje importa 60% do produto, terá autonomia. “Além disso, vamos aliviar a movimentação no Porto de Santos, tirando também das rodovias este produto. Segundo dados da Petrobras, com a fábrica em Uberaba, não circulará mais pelas estradas do Triângulo Mineiro, cerca de 100 caminhões de amônia por dia”, destacou.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, que está em contato direto com a Petrobras e representante da Toyo Setal lembrou que a Prefeitura teve uma atuação junto ao Sebrae e Petrobras, trabalhando pelo Adensamento da Cadeia Produtiva, quando muitos empresários da cidade participaram e puderam conhecer as necessidades de outras várias empresas visando prestar serviço. “Hoje temos várias empresas que prestam serviço, entre elas: Tecnaço, Pedreira Beira Rio, Gigantão, Construtora Triângulo e Nóbrega Pimenta, ADS, Inovar, Soma, Ideal, Costa Ferreira, Brasmix, Mega Ar, Areia Rio Grande, além da Líder que transporta o pessoal e empresa de alimentação, dentre outras. Ou seja, a economia da cidade está movimentando e cada vez mais consolidando Uberaba no ranking do Caged que nos colocou em segundo lugar de Minas no ano passado e que somente em janeiro desse ano cresceu 170%”, destacou.
 
Dados – A planta de amônia está orçada em, aproximadamente, R$ 2 bilhões, e deve gerar, no pico da obra, mais de três mil empregos. A planta de amônia terá capacidade para produzir anualmente 519 mil toneladas de amônia, que é matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados utilizados nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão e laranja, entre outras.


Vale lembrar também que o Brasil tem uma alta demanda de amônia, visto que importa 60% do produto. Atualmente a amônia é importada via Porto de Santos, vindo de Trinidad e Tobago e Venezuela, sendo o Brasil um dos maiores importadores de fertilizantes do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos,  China e Índia.
 
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar