WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/02/2015 - Uberaba vai liderar bloco regional de fórum permanente para o micro empreendedor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Uberaba recebeu na sexta-feira, dia 6, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que apresentaram o projeto estadual para criação do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Fopemimpe. Uberaba foi convidada para liderar o bloco regional do fórum que contempla outras 26 cidades da região.

O Fopemimpe é uma ferramenta que atenderá aos empresários que querem se desenvolver e melhorar o ambiente de negócios da empresa, podendo gerar mais emprego e renda. O serviço atenderá desde o micro empreendedor individual até as empresas de maior porte favorecendo o crescimento econômico e social da região. A visita a Uberaba é o resultado da reunião realizada entre o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e o secretário de Estado, Altamir Roso, em Belo Horizonte.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, José Renato Gomes, a chegada desse fórum permanente permitirá que todos conheçam a realidade e as necessidades da região e assim possam juntar e compartilhar as experiências, criando uma grande rede de troca de informações que beneficiará os municípios. “Ser convidado para liderar um processo como esse na região é muito importante, principalmente tendo em vista como essa iniciativa vai influenciar e melhorar o desenvolvimento de toda a região”, aponta Gomes.

O secretário ressaltou que essa indicação é o fruto que Uberaba colhe pelo trabalho sério e coerente que tem realizado gerando resultados positivos para o micro e pequeno empreendedor. Citou inclusive o reconhecimento pelo prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor conquistado por Paulo Piau. “Os números de crescimento que vemos em Uberaba são muito positivos. Somos a segunda cidade que mais emprega e estamos visitando empresas que estão em pleno crescimento e à procura de novos funcionários, aumentando a geração de empregos no município”, observa Gomes.

O secretário-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, destacou que a cidade é a que mais se adequa aos princípios da dinâmica do fórum permanente que está sendo criado, em razão dos resultados obtidos nos últimos anos no que se refere a políticas voltadas para o empreendedorismo. Com esse fórum, a Sede está pretendendo abrir a discussão, regionalizando as iniciativas de políticas públicas para micro e pequenas empresas. A ideia é aproveitar o tamanho do país com todas as diversidades e iniciativas de cada região e aproveitar soluções que possam agregar a realidade de cada município.

“Fomentar esse tipo de política pública é muito importante uma vez que as microempresas representam 98% da força econômica do país e da cidade, e são responsáveis por 58% das contratações tornando-se hoje as maiores geradoras de renda no país. Com o micro empreendedorismo e o advento do micro empreendedor individual, o Brasil tem mais de 15 milhões de CNPJ no país. Só em nossa região que comporá o fórum, serão 63 mil empresas. A participação dos empresários nesse processo permitirá que diagnostiquemos e organizemos uma pauta de políticas públicas”, afirma Fernando.

Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar