WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/02/2015 - Black & Decker de Uberaba vai aumentar produção e exportar mais

A expectativa repassada à PMU é de oferecer mais empregos ao uberabense e levar os produtos aos países da América Latina

A valorização do dólar em relação ao real pode favorecer alguns segmentos da indústria brasileira, apesar de todas as projeções indicarem que a economia pode crescer bem menos do que se espera para este ano, em razão de uma série de fatores. Com a Black & Decker de Uberaba, única unidade na América Latina, a expectativa é de resgatar a competitividade dos itens produzidos e retomar a exportação para os demais países da região. A empresa quer chegar ao final de 2015 com 20% ou 25% da produção exportada e contratação de até 200 novos trabalhadores.


Segundo o gerente industrial sênior da Black & Decker, Fernando César Bortolozzo, os estudos para incrementar a produção e focar também na exportação foram inciados no final do ano passado. Haverá investimentos da ordem de 4 milhões de dólares, cerca de 10 milhões de reais. Mesmo enfrentando essas dificuldades para exportar e ao mesmo tempo concorrer no mercado interno com os produtos importados, a Black & Decker espera mudar essa situação a partir do mês de abril com o incremento da produção de ferramentas da marca DEWALT.


Há também a possibilidade de ampliar também as linhas antigas de eletrodomésticos com os tradicionais ferros de passar roupa bastante conhecidos das donas de casa dos diversos cantos do Brasil. Esses produtos não podem mais ser exportados, em razão de acordo com outras unidades da marca no mundo, mas podem continuar servindo todo o território nacional em razão da qualidade e inovação. 


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, em sua visita a Black & Decker, foi estabelecida parceria para que o Sine Municipal disponibilize sua estrutura para ajudar na contratação de mão de obra. Também foram discutidos diversos pontos em relação à expansão da fábrica de Uberaba. “A Sedec, por orientação do prefeito Paulo Piau, não fica presa ao gabinete. Não buscamos apenas novos empreendimentos, mas estamos dando todo o apoio às empresas que já estão aqui, por isso fazemos essas visitas e criamos uma relação de confiança. As empresas que estão ampliando as suas atividades podem também utilizar os benefícios que temos nas leis municipais de incentivo”, explicou José Renato, animado com a boa notícia da Black & Decker.


A fábrica de Uberaba emprega hoje, diretamente, 548 trabalhadores na produção de boa parte da linha de ferramentas elétricas da marca. O número de vagas já foi praticamente o dobro quando a empresa chegou a exportar até 30% de sua produção em 2006, enquanto que em 2014, os números não chegaram a 3%. Todas as dificuldades vividas pela empresa nos últimos anos refletem a flutuação do câmbio e a entrada de grande quantidade de produtos chineses no Brasil, que são subsidiados pelo governo daquele país. Portanto, a concorrência foi ficando inviável ao longo dos anos, de acordo com Bortolozzo. Contudo, a Black & Decker se mostrou animada com o novo momento, mesmo com o país não vivendo seus melhores dias na economia.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar