WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/01/2015 - SEDEC recebe aceno positivo do novo governo para municipalização dos Distritos Industriais

Em reunião ocorrida ontem (22), em Belo Horizonte, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes e o subsecretário, Edson Fernandes, estiveram com o presidente da Codemig - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marco Antônio Castelo Branco. Na pauta do encontro, a municipalização dos Distritos Industriais de Uberaba ( I, II e III). Segundo José Renato, após discutirem detalhadamente todo processo em andamento, o presidente acenou positivamente para a demanda uberabense.
“O presidente Marco Antonio nos recebeu bem, pudemos discutir as questões que envolvem a municipalização e também sobre o desenvolvimento econômico de Uberaba que tem sido motivo de orgulho para Minas Gerais. O presidente, inclusive, prepara agenda para vir a Uberaba e com certeza terá boas notícias para os uberabenses. A municipalização é um caminho sem volta, pois ele demonstrou conhecimento das nossas necessidades e o que isso significa para o desenvolvimento de Uberaba”, destacou Gomes.
O prefeito ao Paulo Piau também esteve recentemente com o presidente da Codemig, juntamente com o Secretário de Estado, Altamir Roso, quando antecipadamente a esta reunião, também discutiram a questão. Tanto Piau, quanto Roso, destacaram a importância da demanda e garantiram que vão acompanhar todo o processo até que seja concretizado, em breve.
Histórico – Em relação a municipalização dos Distritos Industriais I e II, a última ação desenvolvida foi em relação as questões cartoriais, visto que as áreas dos distritos estavam em nome da CDI – Companhia dos Distritos Industriais de Minas Gerais e precisavam ser transferidas para o nome da Codemig, que é oriunda da incorporação da CDI, da Comig - Companhia Mineradora de Minas Gerais e da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano de Minas Gerais – Codeurb. Esta transferência já foi feita.
No caso do Distrito Industrial III, o secretário José Renato, no governo passado, propôs a inclusão de outras áreas, de aproximadamente 2.500.000 m², no processo de municipalização em andamento, para que o município podesseutilizá-las de imediato. Em contrapartida foi garantindo ao Estado que qualquer área que ele queira para instalação de empreendimentos estratégicos seria disponibilizada. “Não há necessidade do governo “guardar” ou manter em “estoque” essas áreas para um empreendimento futuro. O governo mineiro pode deixar as áreas para o município atender as demandas imediatas e futuramente solicitar similares ao município”, lembrou o secretário.
Em relação especificamentente as áreas solicitadas no DI-III, José Renato lembra que são importantes para mobilidade em torno da planta de amônia e novos empreendimentos que estão chegando. Parte dessas áreas serão utlizadas para a construção de uma avenida de quatro pistas para melhorar a mobilidade, o escoamento da produção e o recebimento de matéria-prima, visto que o DI-III conta com apenas um acesso e que qualquer eventualidade pode parar o tráfego no local.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU 24/01/15

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar