WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/12/2014 - Paulo Piau e diretores da VLI anunciam início da obra do terminal integrador com investimento R$ 230 milhões

A obra começará no início de 2015 e vai gerar mais de 600 empregos

O prefeito Paulo Piau anunciou hoje (19) o início das obras do "Terminal Integrador Uberaba (TI Uberaba)" para transbordo e armazenagem de grãos e açúcar na cidade. Ao lado do prefeito estavam os representantes da empresa Valor da Logística Integrada – VLI, sendo um deles o gerente de operações, Leopoldo Gimenez.

As obras terão início em 2015 com investimentos da ordem de R$ 230 milhões. Durante o período de obra serão geradas 600 vagas, sendo que o terminal em operação terá 300 funcionários entre diretos e indiretos. O prefeito Paulo Piau ressaltou que Uberaba já é considerada um polo logístico e que a construção do terminal consolida esta posição. “Será o maior terminal ferroviário da América Latina. Por meio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) estamos ligados à rota agrícola da região Centro-Oeste, levando toda a produção para exportação até o porto de Santos”, disse.

O prefeito lembrou ainda que para o futuro, há condições de a empresa fazer uma ligação com a linha férrea a 18 km do terminal, o que poderá fazer a produção chegar ao Porto de Vitória (ES). “Uberaba é considerada referência em logística. Não tenho dúvida de que outras empresas vão se aportar aqui, gerando renda e emprego para cidade”, afirmou, lembrando que a prefeitura declarou a área que hoje é da empresa, de utilidade pública, evitando-se assim a especulação imobiliária. “O bem coletivo precisa ser respeitado. A prefeitura agiu assim para garantir o investimento e a geração de emprego. Fomos parceiros neste momento e continuaremos. Entendemos que os problemas das empresas que estão em Uberaba, são problemas da prefeitura também, e queremos contribuir com o que for necessário”, afirmou.

O gerente de Operações da VLI agradeceu o apoio e concordou com o prefeito ao afirmar que a cidade tem localização estratégica para a empresa. Gimenez explicou que o terminal entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após a conclusão da primeira etapa das obras. O Terminal Integrador de Uberaba será construído no km 116 da BR-050. Segundo os dados apresentados pela empresa, o terminal será composto de galpões de armazenagem, edificações, áreas pavimentadas, vias de acesso, desvio ferroviário, estacionamentos para carros e caminhões.

Dados técnicos - Por ano, o terminal terá capacidade de movimentar 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. As cargas originárias do Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG) chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia para o porto de Santos.

O TI Uberaba segue o modelo dos terminais multimodais implantados pela VLI em outras regiões do Brasil. As unidades funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto. O projeto contempla a construção de uma ‘pera’ ferroviária, interligada à FCA – trata-se de uma moderna solução logística em formato circular, que possibilita o transbordo da carga sem necessidade de desmembrar o trem.

 Jorn. Keila Riceto (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar