Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/12/2014 - Trabalhos empreendedores marcam participação dos alunos do município na Expocigra

Os alunos da rede municipal de ensino estão apresentando o resultado do Programa Jovens Empreendedores na 2ª ExpoCigra-Fiemg 2014. O evento realizado no Parque Fernando Costa teve início na quinta-feira, dia 11 e encerra no sábado, dia 13. No evento, os alunos do município que participam da Jornada Ampliada estão apresentando o resultado do trabalho de empreendedorismo que desenvolveram durante todo o ano na Feira das Empresas Simuladas de Jovens Empreendedores.


O projeto, realizado pela primeira vez em Uberaba, incentiva o desenvolvimento de habilidades e o comportamento empreendedor nos jovens, que são estimulados a enxergar oportunidades de negócios e aprendem como gerir seus sonhos para que eles se tornem realidade. Estão sendo apresentados quatro cases de escolas que trabalharam com o empreendedorismo social, nove escolas em que os alunos montaram empresas de artesanato sustentável, seis escolas montaram empresas com venda de alimentos e três trabalharam com projetos envolvendo reaproveitamento de brinquedos.


As escolas Norma Sueli Borges, Boa Vista, Madre Maria Georgina e Geni Chaves foram as que desenvolveram experiências de empreendedorismo social. Durante a exposição, os alunos deram palestras nos dias 11 e 12, apresentando o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano. Nessas escolas foram promovidas ações sociais com campanhas para arrecadar alimentos e produtos de higiene que foram doados a lares de caridade e ao Sanatório Espírita.  Os alunos ainda fizeram tardes recreativas com crianças de Cemeis e em asilos.


Na Feira de Empresas Simuladas, os grupos de empreendedores juvenis estão comercializando os produtos montados em três stands sendo um de artesanato com mandalas, quadros, telas, enfeites, adornos, porta trecos, vasos para horta e floreiras feitas de reutilização de materiais como garrafas pet, pneus, caixas, vidros e madeira. Um stand de alimentos, com venda de sanduíches naturais, assados, chocolates, doces caseiros e compotas. No stand dos brinquedos estão expostos trabalhos produzidos artesanalmente pelos alunos ou brinquedos usados reaproveitados.


O que não for consumido na Expocigra serão vendidos em bazares nas escolas com a participação de alunos, pais e comunidade. Ao todo 22 escolas de ensino fundamental desenvolveram os trabalhos com os jovens e crianças do 6º ao 9º ano. A prefeitura capacitou no início do ano, 45 professores que passaram por um curso promovido pelo Sebrae e desenvolveram nas escolas, trabalhos de economia solidária, oficina de empresas simuladas, reciclagem e sustentabilidade. Os alunos ainda realizaram visitas a empresas parceiras da prefeitura para conhecer a realidade da indústria local.


A gestora de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, destaca a parceria com o Sebrae para lançar essa iniciativa na cidade e aponta que a idéia é que todos os anos novos professores sejam capacitados. “Queremos fortalecer o espírito empreendedor nas escolas para que os alunos assumam uma postura mais ativa e apresentem propostas que mudem a sociedade. A ideia é incentivar os alunos à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Queremos que eles desenvolvam atributos e atitudes necessários para a gerência da vida pessoal, profissional e social”, destaca Anne.
 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub