WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Procuradoria

10/12/2014 - Prefeitura cria estrutura de combate à corrupção

A seção de combate à corrupção estará inserida dentro do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental
 
Na data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, instituído em 9 de dezembro de 2003, o controlador-geral da Prefeitura de Uberaba, Carlos Bracarense, ressalta a importância da criação de uma estrutura específica para coibir e investigar as práticas ilegais no poder público. Segundo ele, o prefeito Paulo Piau alinhou a prefeitura com as ações da Controladoria Geral da União. “O prefeito sempre defende a transparência e a investigação em caso de suspeita de atos ilegais. Ao decidir pela criação desta estrutura, cujo objetivo é combater a corrupção, Piau dá mostra do seu compromisso com o que é correto”, explicou.  

Departamento - De acordo com Bracarense, a ouvidoria, que atua dentro de um cargo isolado, a partir de agora será um departamento com todo seu aporte, denominado Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental, com canais de denúncias, acompanhamento do Portal de Transparência, entre outras ações. O controlador ressalta que a seção de combate a corrupção ficará dentro desta estrutura, que forma um conjunto de medidas voltado para inibir e investigar atos ilegais. Ele revelou também que está sendo criada a Comissão de Sindicância Permanente Investigativa.

“Sabemos das dificuldades que temos de apuração, entretanto, temos de criar mecanismos para que consigamos efetivamente combater a corrupção em todas as esferas. Esta é a proposta desta estrutura. Já temos importantes desdobramentos das sindicâncias e um bom alinhamento com o Ministério Público. Atuamos hoje com uma estrutura enxuta, mas com uma boa equipe, planejamento e criatividade. Estamos promovendo atos de controle que são necessários”, avaliou, lembrando de casos como do furto das vacinas e da servidora cedida ao Instituto Médico Legal (IML) que roubava armamento e vendia.

Formação - Ele revelou ainda que sua equipe está atuando para aderir, em 2015, ao programa da Controladoria Geral da União denominado “Um por todos e todos por um – pela ética e cidadania”. O programa é uma parceria da CGU com o Instituto Maurício de Souza, cujo objetivo é disseminar junto as crianças a importância dos valores morais e éticos, participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo. A iniciativa terá o apoio da Secretaria de Educação para formar bons cidadãos.

Jorn. Keila Riceto (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Procuradoria



Voltar