WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

12/11/2014 - Mdic e PMU discutem andamento da ZPE em Uberaba

O secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - CZPE, Gustavo Saboia Fontenele Silva e o coordenador da secretaria executiva, Leonardo Rabelo de Santana, participaram nessa terça (11) em Uberaba, de uma reunião com o prefeito Paulo Piau, discutindo o andamento da ZPE do município. Participaram também deste encontro os secretários José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico), Glauber Faquineli (Projetos e Parcerias Intersetoriais), Cláudio Junqueira (Planejamento), o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, o subprocurador do município, André Estevam, subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes e o assessor da Seppai José Luiz de Paula Neto.


Saboia destacou que estava em Uberaba a pedido do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Mauro Borges. “Sabemos da importância do projeto para a cidade, o quanto Uberaba tem se empenhado, por isso estamos aqui para resolver a questão. O governo federal está comprometido em auxiliar o que for necessário”, explicou.


Munidos da lei aprovada no município e minuta do termo de doação da área, os participantes debateram item por item, esclarecendo as questões pertinentes ao assunto. O prefeito Paulo Piau afirmou que o interesse da cidade é agregar e produzir, por isso considera o projeto de extrema importância, o que leva o governo municipal a buscar alternativas para concretizá-lo.


Saboia relatou algumas experiências que tem acompanhado no país e afirmou que “desenvolver ZPE não é fácil e tem observado que muitos vendem a ideia como gato por lebre, mas não é simples e demanda tempo, pois é um projeto complexo que tem que ser desenvolvido com responsabilidade”.


O secretário Glauber apresentou um esboço do projeto arquitetônico da ZPE desenvolvido pela Seplan e explicou que ele está sendo trabalhado no âmbito do levantamento de custo. Ele também afirmou que aguardava um posicionamento do conselho, mediante os documentos já protocolados no Ministério. Se houver necessidade de alguma adequação na lei, um novo projeto teria que ser encaminhado à Câmara Municipal, para ser apreciado e votado pelos vereadores.


Os representantes do Mdic confirmaram o estudo da documentação e sugeriram alterações no que se refere à redação de alguns tópicos, sendo que no contexto geral os documentos atendem ao conselho. O secretário José Renato Gomes destacou a importância do projeto dentro do contexto do planejamento de desenvolvimento econômico de Uberaba, que vive um momento de franco crescimento. Ao encerrar a reunião, o prefeito Paulo Piau agradeceu a disposição do ministério em atender ao pedido do município e auxiliar de maneira efetiva a concretização da ZPE de Uberaba.


Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar