WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

29/10/2014 - 1ª edição de evento do Google no Brasil mostrou iniciativas inovadoras em Uberaba

Uberaba sediou no último sábado o evento Google for Entrepreneurs Week que reuniu empreendedores da cidade e região para discutir inovação. A abertura do evento foi realizada pela uberabense Juliana Dib, que é gerente de parcerias do Google Brasil e foi à responsável por trazer a edição do evento ao município. Uberaba foi a única cidade do interior a realizar o evento que ocorreu pela primeira vez no Brasil e em mais sete capitais do país sendo elas Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.


Em seguida foi realizada palestra pelo professor de Inovação da Esamec – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, Marcelo Humberto de Paiva Cunha.  O idealizador da lâmpada de garrafa pet, Alfredo Moser, falou como surgiu a ideia de desenvolver o projeto e explicou como foi ter o seu projeto aproveitado em diversas regiões do mundo. O fundador, pesquisador e proprietário da empresa Bioideias, Lázaro Roberto, também discorreu como a sua ideia se transformou em um caso de sucesso, explicando as dificuldades encontradas pelo caminho e como pôde superá-las.


Em seguida os empreendedores Thiago Couto e Luiz Nojiri falaram sobre “Economia Colaborativa” com espaço colaborativo de trabalho & GDG em Uberaba. Houve espaço para perguntas quando os presentes tiveram  oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, bem como tirar dúvidas. A gerente do Parque Tecnológico, Raquel Resende, discorreu sobre o funcionamento do parque e oportunidades de financiamento.


Na oportunidade foi anunciado o lançamento do GDG – Google Developers Group em Uberaba, que é um grupo de comunidades independentes que utilizam da tecnologia do Google para desenvolver projetos e protótipos tecnológicos.  “Coordenamos um grupo de desenvolvedores, que é o GDG para desenvolver soluções para dispositivos móveis. Temos a missão de trazer para Uberaba formas de utilizar as ferramentas do Google para desenvolver conhecimento aqui na cidade. A intenção é fortalecer o mercado no município para que as pessoas não precisem se deslocar até os grandes centros para usufruir melhor das tecnologias e do conhecimento”, explicou o coordenador do GDG de Uberaba, Victor Hugo.


Para o prefeito Paulo Piau foi um prestígio para os moradores de Uberaba e região, empresários e pessoas ligadas à inovação, receber o evento. “Esse é um motivo de orgulho, pois estamos colocando Uberaba no mapa da inovação no mundo. O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e esse é um bom prenúncio para termos projetos importante pela frente nesse segmento. Como a tecnologia da informação é base para o desenvolvimento essa poderá ser uma marca importante de Uberaba, que poderá pensar em políticas públicas voltadas para o segmento e criar em Uberaba um ponto importante de pensamento sobre inovação tecnológica”, aponta Piau.


O prefeito destacou ainda o trabalho do Parque Tecnológico de Uberaba que terá a tecnologia da informação como uma das áreas. “Para o parque um evento que reúne empresas ligadas à inovação e os micro empreendedores com perspectivas de se tornarem empresas, que são startups, é um pontapé inicial fantástico para incentivarmos esse pessoal”, observa Piau.


Durante o evento também estiveram presentes a APPA Coaching, o Nomade Co-working e o Uberlândia Co-working, que auxiliaram na realização do evento no município. 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar