WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/10/2014 - Prefeitura de Uberaba e Sebrae trabalham parceria para ampliar turismo em Peirópolis

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo, esteve na última semana, na Serra da Capivara no Piauí a convite do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com intuito de conhecer o trabalho que o parque desenvolve para os turistas que visitam a serra. A diretora de Turismo de Uberaba, Jannice Hueb, ressalta que o parque faz um trabalho de acolhimento muito interessante e que experiências de lá podem ser aproveitadas no Sítio Paleontológico de Peirópolis.

“Dentro da área do parque da Serra da Capivara tem um albergue, uma pousada, um restaurante, uma indústria de cerâmica toda artesanal e uma confecção de camisetas com estampas do parque. São diversas atividades oferecidas que agregam valor a todo o potencial do parque e faz com que seja necessário mais de 10 dias para conhecer toda a área”, aponta Jannice.

A viagem foi realizada de 14 a 17 de outubro. O departamento de Turismo tem interesse em fazer de Peirópolis um grande complexo com atrativos como na Serra da Capivara de forma que os visitantes passem mais tempo na região. “Quanto mais atrações oferecermos, mais turistas visitarão o Sítio Paleontológico, o que abrirá mais oportunidades para os moradores da região e melhor será a geração de renda e economia para a população”, observa.

Segundo Jannice, o Sebrae está com um estudo em andamento para desenvolver um projeto em Peirópolis, devido ao grande potencial da região. A equipe que esteve na viagem foi composta pela analista técnica, Andrea Marques do Sebrae de Uberaba e do gerente da Unidade de Comércio e Serviço em Artesanato, Aguimar Abdon Campos, a analista de Turismo, Monica Alencar e a analista em Artesanato, Sabrina Campos do Sebrae de Belo Horizonte.

História – O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do parque é de 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 km. A unidade comporta uma concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios muito antigos da presença do homem, datados de mais de 100.000 anos.

São 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres. O local ainda é rico em recursos naturais com uma área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas que é a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco, com paisagens variadas nas serras, vales e planície.

A Serra da Capivara é ainda o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas. A unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas, sendo uma das últimas áreas do semi-árido possuidoras de importante diversidade biológica. Em 2002 foi oficializado o pedido feito à Unesco, em 1991, para que o Parque Nacional fosse inscrito na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar