WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/10/2014 - Pedreira Beira Rio recebe Paulo Piau e anuncia investimentos de R$21 milhões para expansão

A tradicional Pedreira Beira Rio recebeu o prefeito Paulo Piau nesta sexta-feira (17) para anunciar os investimentos na nova planta de britagem. São R$21 milhões em máquinas e caminhões, e a geração de 50 novos empregos. Os recursos empregados nessa nova fase da empresa têm boa parte financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com juros bem acessíveis e a outra parte é de recursos próprios. O prefeito foi recepcionado pelo diretor-presidente Arthur Braghetto Barillari e pelo gerente da unidade, Fernando Marzinotto.
 
Com a nova planta, a Beira Rio -- que é a terceira maior pedreira de Minas Gerais -- aposta na ampliação da área de atuação que hoje é de 27 municípios e, principalmente, no crescimento de Uberaba, que recebe um número expressivo de empreendimentos, entre eles a planta de amônia que deve atrair uma série de indústrias dessa cadeia produtiva. Uberaba vive ainda a chegada de empresas de segmentos diversos e a expansão das locais com o novo olhar do governo municipal para elas. 
 
A pedreira, em funcionamento desde a década de 1980, está localizada bem próxima da cidade, na fazenda Lageado, numa área de 20 alqueires de onde se extrai o basalto (rocha para a transformação em produtos, como brita e pó). Segundo o diretor-presidente da Pedreira Beira Rio, Artur Braghetto Barillari, esse investimento é um dos maiores no Triângulo Mineiro nesse segmento. “Estamos apostando no crescimento de Uberaba, por isso, com a participação do governo federal, estamos investindo pesado a fim de atender Uberaba e região, com a vinda de grandes investimentos como planta de amônia e outras empresas, condomínios novos, loteamentos, shoppings”, afirmou o diretor que falou ao prefeito da necessidade de o município asfaltar o acesso às empresas daquela região para diminuir a poeira no entorno.   
 
Para Barillari, que está gerando 50 novos empregos, Uberaba chegará a 500 mil ou 600 mil habitantes nos próximos anos, por isso a empresa está se preparando para atender a todos os clientes da construção pesada e civil. Ele reconhece que o mercado atual é crescente, mas que nos próximos anos poderá haver um incremento significativamente maior com as duplicações da BR-262 (em andamento) e da BR-050 prestes a ser iniciada.  
 
De acordo com o prefeito Paulo Piau, a Beira Rio é uma indústria genuinamente uberabense em franco crescimento, que se traduz em orgulho para a cidade. “Vimos aqui desde a rocha, o transporte desse material, a moagem até se transformar na brita ou no pó da brita. São quase 300 caminhões que circulam por aqui todos os dias e esse crescimento e modernização da pedreira traz resultados para as cadeiras produtivas de caminhões, do petróleo, de pneus, de oficinas mecânicas, entre outras”, explica Piau que foi acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes e da gestora de projetos da Sedec, Anne Roy Nóbrega.
 
José Renato ressaltou que o momento é muito produtivo para Uberaba, porque tem no prefeito Paulo Piau a sensibilidade ideal, aliada à parceria para a atração de novos investimentos ou expansão dos empreendimentos já existentes no município. Ele lembrou o anúncio da Construtora Triunfo que inicialmente iria levar a fábrica de pré-moldados para o interior de Goiás, mas uma boa conversa do prefeito Paulo Piau com a direção da empresa foi capaz de atrair à indústria para Uberaba, e um dos fatores decisivos foi a existência da Pedreira Beira Rio e a área na BR-262 para implantação da fábrica.  “Hoje as coisas realmente acontecem em Uberaba como resultado do trabalho iniciado no começo desse governo”, observou.      
 
Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar