WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/09/2014 - Uberaba busca áreas do patrimônio da União para implantação de novos projetos de desenvolvimento econômico

 
O secretário José Renato Gomes cumpriu extensa agenda em Belo Horizonte, que contemplou  a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Codemig
 
Cumprindo agenda em Belo Horizonte, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, esteve hoje (12) na Superintendência do Patrimônio da União, órgão que faz parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele foi recebido pelo próprio superintendente, Rogério Veiga Afonso. Segundo Gomes, foram entregues dois ofícios em nome do prefeito Paulo Piau. Em um deles o prefeito externa o interesse da cidade na criação de minidistritos industriais, baseado no novo plano de desenvolvimento econômico da atual administração.

“Mostramos para o superintendente que Uberaba propõe subvenções também para micro e pequenas empresas e que, primeiramente, gostaríamos de receber da União a área localizada no Jardim Tita Rezende, para instalação de trinta micros e pequenos empreendedores. No segundo ofício, solicitamos que ele nos informe as áreas da União, ou extinta Rede Ferroviária Federal, que podem ser repassadas ao município para, se possível, serem transformadas em minidistritos”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Gomes, o superintendente manifestou total interesse em atender a demanda do município e explicou que irá promover, com a prefeitura e técnicos do órgão, um amplo levantamento para dar prosseguimento a demanda de Uberaba. “Queremos lançar novos programas de desenvolvimento econômico na cidade e para isso precisamos de mais áreas. Com esse levantamento, vamos conhecer todas as possibilidades. Afonso disse inclusive que poderá, mediante as informações, acelerar o recebimento de outras áreas da extinta rede ferroviária para a União”, ressaltou Gomes.

Urbanização – Também em Belo Horizonte, José Renato esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em reunião com o secretário-adjunto, Antônio Eduardo Macedo Soares de Paula Leite Júnior. Na pauta uma solicitação do prefeito Paulo Piau para repasse ao município das áreas remanescentes do Distrito Industrial III, visando à construção de uma via de quatro pistas. “Esta avenida irá melhorar a mobilidade, o escoamento de produção, além do recebimento de matéria prima no DI-III, que hoje conta somente com um acesso”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, no documento o prefeito deixa claro que não há necessidade de o Estado manter sob seu domínio áreas para futuras demandas no DI-III, pois o município está preparado para atender qualquer demanda de instalação de empresas. “Nós temos um prefeito que é desenvolvimentista. Desde o primeiro momento Piau se preocupou com a municipalização dos distritos, em modificar leis e prestigiar a instalação de empresas na cidade. Isso vem acontecendo em grande velocidade por ser o foco e visão do prefeito Paulo Piau. Temos que lembrar que até uma instituição como o Sebrae reconheceu isso, conferindo ao prefeito o título inédito que foi o prêmio Prefeito Empreendedor. Sendo assim, não podemos concordar que o DI tenha áreas reservadas, enquanto estamos recebendo demandas constantes para utilização e instalação de empresas no DI-III”, avaliou Gomes, acreditando que a secretaria e a Codemig, que também recebeu o documento, por meio do diretor Bruno Volpini, será sensível à demanda uberabense.

Na reunião, disse Gomes, o secretário-adjunto garantiu que a reivindicação será analisada imediatamente, visto a importância do projeto. Gomes também revelou que após o levantamento cartorial, foi entregue ainda hoje na Codemig, as matrículas dos lotes do Distrito Industrial II. De posse destes documentos, a companhia poderá fazer a transferência desses lotes ao município de Uberaba. “Foi feito todo o trabalho cartorial e agora entregamos as matrículas. Foi um trabalho burocrático e demorado, mas estamos vencendo”, disse Gomes.

Finalizando agenda em Belo Horizonte, o secretário também esteve no INDI com o vice-presidente, Maurício Cecílio, para se inteirar dos protocolos de intenção de algumas empresas que devem se instalar em Uberaba. Para ele, esse é o chamado trabalho de acompanhamento com vista à concretização de novos empreendimentos para a cidade.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar