WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

23/08/2014 - Municipalização do DI-III é discutida na Codemig

 
Ainda em Belo Horizonte nesta sexta-feira (22), o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, se reuniu com o presidente Marcelo Nassif e o diretor Bruno Volpini da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) com a intenção de discutir demandas do município.


Além da criação de um novo distrito industrial, pauta discutida no dia anterior com o secretário estadual Rogério Nery, também esteve em discussão a municipalização de áreas do Distrito Industrial III. De acordo com José Renato, apesar de grande parte da área já estar encaminhada para ser municipalizada, ainda faltam alguns setores definidos pelo governo do Estado como áreas estratégicas e que precisariam ser reservadas no entendimento da Codemig.


“Quanto a esta questão propomos à Codemig que incluam as outras áreas de aproximadamente 2.500.000 m² na doação para que o município possa utilizá-la de imediato. Em contrapartida, garantimos ao Estado que qualquer área que ele queira para instalação de empreendimentos estratégicos será disponibilizada. Não há necessidade do governo “guardar” ou manter em “estoque” essas áreas para um empreendimento futuro. O governo mineiro pode deixar as áreas para o município atender as demandas imediatas e futuramente solicitar similares ao município”, pondera o secretário.


A municipalização dos distritos industriais permite que o poder executivo de Uberaba passe a ter um diálogo direto com as empresas a serem instaladas no local. Essa ação desburocratiza e agiliza os empreendimentos na cidade. As áreas solicitadas pela Sedec são localizadas em diversos pontos do DI 3, sendo que algumas são de exímia importância para mobilidade em torno da  planta de amônia e novos empreendimentos que estão chegando. A intenção, segundo o secretário, é utilizar parte dessas áreas para a construção de uma avenida de quatro pistas para melhorar a mobilidade, o escoamento da produção e o recebimento de matéria prima. Ele observa que, atualmente, o DI-III conta com apenas um acesso e que qualquer eventualidade pode parar o tráfego no local.


José Renato também explica que ações para receber novos empreendimentos em outros locais na cidade já foram realizadas com agilidade no atendimento à empresas. “Um exemplo que temos é a desapropriação da BR-050 para a instalação da VLI (Valor da Logística Integrada) e também outras, como a Good Soy e Construtora Triunfo”, finaliza.


Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar