WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

24/03/2009 - "As vidas de Chico Xavier" pretende desbancar recorde de "Se eu Fosse Você"

Produção que conta a vida do médium tem apoio da Prefeitura e busca parceria com empresas

Depois do sucesso de crítica e de público com “Se eu fosse você”, assistido por mais de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil, o diretor Daniel Filho se prepara para bater um novo recorde, desta vez contando a vida e o trabalho de Chico Xavier, uma personalidade mundial, considerada a maior liderança do espiritismo dos últimos tempos e um símbolo da caridade, do amor e da paz. “As vidas de Chico”, já está roteirizado (processo que consumiu seis anos de estudo e pesquisa) e  conta com apoio logístico da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet).

Com um projeto que vai consumir investimentos totais da ordem de R$ 10 milhões, 60% já capitalizados, o desafio neste momento é buscar em Uberaba e região patrocínios que viabilizem locações na cidade escolhida pelo médium para viver e realizar a sua obra.

Para tanto está no município o produtor executivo Júlio Uchoa em contato permanente e direto com o secretário João Franco e empresas de vários segmentos sediadas ou com operações no município. 

Enquanto estrutura o filme financeiramente, a parte artística segue a toda prova, com a definição do casting principal. Cerca de 20 atores de renome já foram convidados para compor a trama. Entre eles Nelson Xavier que protagoniza Chico na maior parte do roteiro, Cristiane Torloni, Camila Pitanga, Tony Ramos, Carlos Vereza, Ana Rosa, Paulo Goulart e Nicete Bruno. Ainda não estão definidos os atores que interpretarão o médium na infância (8 a 12 anos) e fase adulta (30 anos). A obra - uma produção  da Globo Filmes e Sony Pictures – vai reunir também cidadãos comuns, inclusive de Uberaba e, quem sabe, revelar talentos. Vários testes já foram feitos e novos ocorrerão em São Paulo, Pedro Leopoldo, Belo Horizonte e Uberaba. Os interessados devem enviar material para a Sedet. O elenco principal reunirá 80 personagens, além dos cerca de 2 mil figurantes.

A data. O pré-lançamento já está planejado com seções em fevereiro e março de 2010. Em Uberaba, o produtor executivo sonha em realizar a avant premier já no Memorial Chico Xavier e recebe o sinal de aprovação de João Franco. O filme ganha as telas dos cinemas de todo o Brasil em dia  estratégico: 2 de abril de 2010. Será a data do centenário de Chico Xavier, uma Sexta-feira Santa e coincidindo com o dia da semana em que são alteradas as programações dos filmes em cartaz.

Incentivos. O investimento da iniciativa privada em projetos como “As vidas de Chico Xavier” são passíveis de incentivos fiscais, tanto pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura como a de Incentivo ao Audiovisual. O investidor recebe quotas no filme e adquire 100% de isenção do imposto a pagar.

Júlio Uchoa define a colaboração da Prefeitura, diretamente por meio do prefeito Anderson Adauto e de João Franco e sua equipe como fundamental, desde a receptividade e logística até  a constituição de elos com o mercado. “Não é um produto da Prefeitura, mas cultural e com um personagem que muito representou e representa  Uberaba ao Brasil e ao mundo, independente de religiões.

Tenho muito orgulho em estar nesta hora, nesta função do governo, podendo apoiar este projeto de cunho tão humano. Fui secretário de Saúde sem ser um profissional da área e lá aprendi e reaprendi muito sobre o que representa o carinho, a atenção, e  o aconselhamento às pessoas em momentos difíceis, situações para as quais Chico Xavier era vocacionado e exercia como um missionário”, salientou João Franco. Segundo ele, nenhum esforço será poupado no sentido de viabilizar as gravações em Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar