WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/06/2014 - Desenvolvimento Econômico define gestores da Sala do Empreendedor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já definiu dois nomes que tomarão conta do sistema da Sala do Empreendedor. Formado em ciências econômicas com pós-graduação em controladoria e finanças e especialização para crédito e gestão de pequenos negócios, Marçônio José Ferreira irá coordenar os seis serviços que serão oferecidos na Sala do Empreendedor, cuidando para que todo o circuito dialogue e funcione bem. Outro nome confirmado é de Élder Árcega, formado em direito com experiência de cinco anos na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

A Sala do Empreendedor será implantada no mesmo prédio do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e as obras de reforma já estão em andamento, com a parte da pintura da sala completa. Os formulários de cooperação técnica com todas as secretarias envolvidas no processo já estão assinados e várias instituições também já confirmaram a parceria inclusive cedendo uma pessoa para ficar na sala à disposição para os plantões.

A gestora de projetos da Sedec, Anne Roy Nóbrega destaca que até o momento já foram confirmadas as parcerias com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais  (Fecomércio), a empresa Suporte Business, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Programa Meninos e Meninas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

“Na sala do empreendedor terá um balcão de atendimento onde os parceiros farão o plantão oferecendo vários serviços de cooperação como assessoria contábil, assessoria em marketing, assessoria gerencial, assessoria tributária, cursos de capacitação profissional, cursos de captação de recursos, consultoria, diagnóstico da gestão de negócios e disponibilização de documentos legais”, explica Anne.

Ela destaca que Élder fará um trabalho de ponte entre a Prefeitura e o empreendedor dentro do programa Prefeitura Fácil, que é o sistema de desburocratização dos serviços prestados pela prefeitura. “As secretarias já assinaram um formulário de cooperação com a sala do empreendedor para agilizar os trâmites ligados a empresas. A intenção é deixar os trâmites cada vez mais rápido, fácil e agradável para o empreendedor que precisa de informações para os processos e assim montar o seu negócio”, afirma Anne.

 

Já o trabalho de Marsônio será coordenar os serviços e o processo que será realizado na Sala do Empreendedor, desde o atendimento aos encaminhamentos. Caberá a ele também, realizar a organização dos plantões. “Será feita uma agenda definindo, por exemplo, quando eles poderão receber assessoria contábil pela CDL, quando será a realização de cursos explicando como fazer um plano de negócio com o SEBRAE, e em que momento será necessária assessoria sobre capacitação gerencial com a Aciu, enfim, os atendimentos e orientações que a pessoa irá receber”, ressalta.

A Sala do Empreendedor terá o Centro de Trabalho Emprego e Renda, onde o requerente vai poder receber os cursos gratuitos do Pronatec ou cursos oferecidos por empresas ou agentes de fomento podendo, inclusive, formar ou capacitar a equipe de colaborados. Isso porque o centro envolve o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e parceiros que oferecem cursos de formação e capacitação de mão de obra.

Outro serviço disponibilizado às empresas será o sistema que vai armazenar as informações de todos os agentes de fomento e das agencias que trabalham para o desenvolvimento econômico na cidade. “Vamos ajudar as empresas a participarem das compras governamentais, faremos cursos e ofereceremos um banco de dados com pesquisas feitas na cidade para que as empresas saibam qual o seu público alvo e como atingir esse público alvo no município, enfim todas as ferramentas que possam ajudar o empreendedor a montar sua empresa com a maior segurança possível” destaca Anne.

A gestora de projetos reforça que a Sala do Empreendedor não será um ambiente apenas para quem quer montar um negócio, mas também será um espaço para todos que queiram ampliar, melhorar os resultados da empresa, obter informação sobre os diversos setores econômicos da cidade ou quem quer contratar e melhorar o nível da mão de obra, enfim, será uma sala dedicada a todos os empreendedores. A Sedec ainda estuda o lançamento do Portal do Empreendedor para 2015, que será uma versão virtual da Sala do Empreendedor, com agendas online e informações sobre tudo que possa interessar ao segmento.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar