WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

07/06/2014 - Prefeitura firma parceria com Fundação CERTI para consolidação do Parque Tecnológico

A contratação da Fundação Certi ocorreu por meio da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, sem custos para a prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Parque Tecnológico deu início aos trabalhos com a Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, que dará consultoria no desenvolvimento de estudos estratégicos para a consolidação do Parque Tecnológico. A Fundação foi contratada com recursos conquistados – R$ 699 mil - por meio de edital da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, ou seja, com custo zero para a Prefeitura de Uberaba.

A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, justificou que a contratação da Fundação Certi é de fundamental importância para a consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba.  “A Certi é uma entidade que tem expertise de construção de projetos de Parques Tecnológicos, tendo trabalhado na construção de 19 projetos de parques, dos quais seis já estão em operação no país. A fundação representa maior profissionalização do parque, visão de negócio do empreendimento e apoio a estruturação de tudo que vai precisar ser construído daqui para frente, inclusive subsidiando a empresa que foi contratada para fazer os projetos arquitetônicos na atualização da concepção estratégica do parque. A Certi é a melhor do Brasil, ou até America Latina, no que diz respeito a Parques Tecnológicos. Esse é um marco no nosso histórico”, destaca Raquel.

A Certi iniciou os trabalhos na semana passada, na presença do Conselho Gestor do Parque Tecnológico. Serão realizadas reuniões quinzenais com a equipe do projeto da fundação Certi que trabalhará até o final de 2015. O foco do trabalho da fundação é a consolidação do parque, atração de empreendimentos de base tecnológica, a ampliação das parcerias, e apoio na articulação entre universidade, empresa e governo.

Durante a apresentação ao Conselho Gestor do Parque, o diretor executivo da Fundação Certi, Leandro Carioni, apresentou o modelo de trabalho desenvolvido que basicamente se baseia na formação de uma ponte entre a academia e a indústria. “Você cria na Universidade, ambientes de pesquisa para criação e desenvolvimento de tecnologia, esse conhecimento precisa ir para o mercado. Quando a pessoa tem uma ideia trabalhamos na formação e desenvolvimento do conhecimento que é baseado naquilo que se quer aplicar, depois você transforma isso em um projeto e molda o empreendedor. Em um dado momento, deixa de existir o projeto e o empreendedor e passa a existir a empresa nascente, que é pequena. A incubadora tem a função de fazer o empreendimento se desenvolver de forma mais rápida. Quando as empresas crescem e começam a se graduar elas precisam de um local para se desenvolver e é onde o Parque Tecnológico entra. Ele é um redentor de empresas que se desenvolvem na cidade. Ao mesmo tempo, ele também faz a cidade estar a um passo da oportunidade, pois quando uma empresa de fora chega à cidade, procurando um local para se instalar, o parque já está organizado com todas as informações em mãos para que essa empresa opte em investir na cidade”, explica Carioni.

Na avaliação de Leandro Carioni, o Parque Tecnológico de Uberaba tem uma Universidade forte, um governo empreendedor e empresas consideráveis. “O parque não é um empreendimento imobiliário comum. Ele envolve vários atores da sociedade, como: academia, empresas privadas ou o governo e Uberaba está no caminho certo. O município tem o que é mais difícil nos Parques Tecnológicos que é o terreno, portanto o que precisamos fazer é dar vida a esse terreno, e fazer com que empresas inovadoras possam ir lá para dentro para desenvolver seus negócios gerando emprego e qualidade de vida para a cidade. Vale ressaltar que um Parque não se constrói sozinho. Se os atores da cidade não derem as mãos e caminharem em uma direção comum o trabalho fica mais difícil”, ressalta Carioni.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, é impressionante a maneira como a Certi conduz sua metodologia de trabalho. A fundação tem muita experiência em conduzir as empresas de tecnologia em todo o estado. “Esse governo quer organizar o Parque com inteligência, temos que pensar grande, crescer rápido. Eu acabo de assumir a presidência do Conselho Gestor do Parque e o prefeito determinou que esse planejamento e organização fossem realizados, pois ele é à base de desenvolvimento do Parque. Queremos caminhar com o modelo de gestão e esperamos recuperar bastante o tempo perdido para estruturação e consolidação do Parque, que teve início a 20 anos atrás”, afirma José Renato.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar