WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

25/04/2014 - Prefeitura lança projetos que otimizam ações na área de desenvolvimento econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou nesta quinta-feira (24) os projetos prioritários da pasta, denominados Uberaba Empreendedora, Uberaba Inovadora e Uberaba Sem Fronteiras. O prefeito Paulo Piau e o secretário José Renato Gomes fizeram a abertura do evento, destacando a importância das ações da pasta na economia do município.

Os programas visam o avanço na economia, tecnologia e no crescimento do mercado da cidade, e adotam técnicas e formas de aplicação com base nas cidades polos brasileiras. No lançamento, os projetos foram apresentados pelos seus respectivos gestores, que explicaram as ações que estão em andamento e o que será implantado em curto prazo na cidade, buscando investidores e crescimento.

Anne Roy, a responsável pelo programa “Uberaba Empreendedora”, fez uma análise do atual estado econômico da cidade e o que se pretende fazer para buscar, cada vez mais, o estreitamento da relação da prefeitura com os micros e pequenos empreendedores. Os projetos se baseiam em facilitar as relações do empreendedor com o poder público e possíveis investidores, desburocratizando as relações e centralizando todos os serviços que um empreendedor pode precisar em um único prédio.

“O objetivo é fortalecer a economia local, melhorando a estrutura econômica da cidade. Fortalecendo nossas micro e pequenas empresas que representam o tecido industrial e comercial da cidade, oferecendo a este empreendedor um local de atendimento, onde ele poderá conseguir todos os tramites empresariais desburocratizados, com mais agilidade e com um atendimento profissional de pessoas ligadas ao mundo empresarial”, explica Anne sobre o projeto denominado Sala do Empreendedor.

Anne também enfatiza os outros projetos apresentados como, por exemplo, as linhas de microcréditos, seguros de crédito, capacitação de mão de obra e formação técnica que serão viabilizados a partir de parcerias de agentes de fomentos e instituições de ensino e financeira.

Tecnologia - O programa “Uberaba Inovadora” também teve seus projetos apresentados. Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico e responsável por essa vertente dos programas, expôs o potencial da cidade na área da educação e destacou que Uberaba é atrativa a grandes empresas, lembrando que o Parque Tecnológico já possui mais de 50 pré-inscritos. A gestora também lembrou que estão em andamento os projetos de instalação do Centro Nacional de Tecnologia de Belo Horizonte e o Centro de Tecnologia Química.

Raquel também mostrou os desafios a serem superados para que se crie um diálogo entre o meio acadêmico e o meio empresarial. “Uberaba inovadora é um programa que vai beneficiar tanto quem está nos centros de pesquisas, quanto os empresários que poderão usufruir de todo o conhecimento produzido, aplicando estes conhecimentos nas empresas. Os agentes de governo financiarão estes projetos. Hoje mostramos o exemplo de três empreendedores que buscaram o apoio da universidade e dos agentes de fomentos. Como isso conseguindo desenvolver produtos inovadores e lançá-los no mercado” explica.

Dentre os projetos deste programa também se encontra o “Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação”, no qual pretende reunir verba e dedicá-la a pesquisas e inovação.

Logística - Em quesito de novidade a apresentação dos projetos para o programa “Uberaba Sem Fronteiras”, não ficou para traz. O subsecretário do desenvolvimento econômico Edson Fernandes, discorreu sobre a localidade avantajada de Uberaba quando o assunto é transporte e logística.

Edson mostra que o objetivo do programa é mostrar Uberaba e seus produtos para o mundo, exportando o que é produzido na cidade e importando investidores e empresários ao município. Estas ações ocorreriam por meio de investimentos em linhas ferroviárias e a implantação do aeroporto de cargas que facilitarão o transporte de produtos. Ele lembrou ainda da construção da Planta de Amônia da Petrobras, bem como a instalação do gasoduto, o que torna Uberaba ainda mais atrativa as empresa de modo geral.

“Uberaba está encaminhando para ser torna um excelente polo de logística. Estamos recebendo investimentos da Vale Logística que é um projeto de polo ferroviário, da Lóg, uma empresa do grupo RMV e em consulta, outras empresas do ramo da logística. A própria distribuição rodoviária que corta Uberaba, já faz da cidade um polo logístico por natureza”, conta o subsecretário.

O secretário do desenvolvimento econômico José Roberto, explicou que os projetos apresentados são uma determinação do prefeito Paulo Piau, que no início do governo destacou a necessidade de se estreitar a relação com o micro e pequeno empreendedor, de tirar do papel o Parque Tecnológico, bem como apresentar Uberaba para o mundo. Ele explicou também que a ideia era implantar uma secretaria que corresse atrás do investidor, que buscasse no mercado e mostrasse a potencialidade de Uberaba.

“O prefeito queria que nós déssemos, em primeiro lugar, o atendimento a empresas locais. Pois não achava correto estender o tapete vermelho para empresas de fora e puxar o tapete das empresas da cidade. Nós tivemos que alterar leis municipais para que empresas pudessem buscar recursos e competir no mercado. Alterando essas leis passamos a aprovar de 4 para 80 empresas em um ano”, afirmou  o secretário que ainda concluí, “nós temos que difundir o que Uberaba possui sobre sua localização, sobre sua infraestrutura, nossos distritos industriais e universidades pois somos formadores de mão de obra e formadores de inteligência.”

Felipe Madeira

Estagiário Comunicação -  24-04-2014

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar