WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

04/04/2014 - Prefeito Paulo Piau se reúne com lideranças da comunidade afro-brasileira de Uberaba

Foto: Enerson Cleiton

 

O prefeito Paulo Piau recebeu nesta quinta-feira, dia 03, em seu gabinete, no Centro Administrativo, o titular da Superintendência de Igualdade Racial de Uberlândia, Ramon Rodrigues, e diversos representantes da comunidade afro-brasileira de Uberaba para discutir projetos e ações para o setor.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique, Sinfrônio José da Silva Junior, destacou a importância de Uberaba discutir ações para a comunidade negra em conjunto com Uberlândia já que as duas são cidades pólo na região do Triângulo Mineiro. “Estamos apresentado aqui a proposta de criar uma Superintendência de Igualdade Racial em Uberaba. Nosso objetivo é que o município tenha uma participação mais efetiva em nível federal, na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir”, ressalta Sinfrônio.

De acordo com ele, a Seppir possui verbas para custear projetos voltados para a comunidade negra, porém, apenas 192 cidades em todo o Brasil recebem esses recursos. “Muitas atividades são desenvolvidas em Uberaba que é relacionada à comunidade afro-brasileira e podemos conseguir recursos para esses projetos junto a Seppir. É importante destacar que queremos criar essa superintendência não só para a comunidade negra, mas sim para lutar pelo direito das minorias, para que elas possam utilizar das políticas públicas afirmativas do governo”, enaltece Sinfrônio.

Para o presidente do Conselho Afro de Uberaba, Evaldo Alves Cardoso, desde a criação da Seppir está se expandindo a criação de secretarias, diretorias, superintendências e conselhos de igualdade racial no País. “Na minha visão a comunidade negra de Uberaba tem que avançar para conseguir esse espaço no município. Apesar de Uberaba ser uma cidade pioneira com um conselho afro dos mais antigos do Brasil formado a mais de 30 anos. Por ser um conselho privado ele acaba sofrendo muitas limitações. Será um grande avanço para a nossa comunidade ter uma representação municipal pública”, afirma Evaldo.

O superintendente de Igualdade Racial de Uberlândia, Ramon Rodrigues aponta que é uma necessidade premente discutir esses projetos e destaca a importância de se ter um governante interessado e sensível com a causa. “Tivemos uma reunião muito produtiva com a participação forte de diversos representantes da comunidade negra do município de Uberaba. Acima de qualquer coisa, durante esse encontro foi selada uma parceria, entre a Superintendência de Uberlândia e a Prefeitura de Uberaba, para juntos desenvolvermos bons frutos no que tange a luta pelas políticas públicas para nossas cidades e toda a região”, ressalta Ramon.

Segundo o prefeito Paulo Piau, apesar dos muitos avanços e melhorias que foram conquistadas pela comunidade negra nos últimos anos, a sociedade ainda carrega uma pesada carga histórico-cultural que tem que ser combatida.

“Vejo na comunidade negra uma força muito grande ligada à raiz. Ela preserva uma semente que temos que valorizar. Acredito que seria muito positivo para a população brasileira que essa semente seja cuidada e ganhe frutos. Compreendo a situação dos negros no nosso país, a defasagem que ainda existe e, enquanto prefeito, coloco a Prefeitura de portas abertas para discutirmos e somarmos forças em prol dessa luta”, afirma o prefeito Paulo Piau.  

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar