WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

02/04/2014 - Prefeito cumpre agenda na Infraero para entregar relatório

Ainda em Brasília, amanhã (2), o Prefeito Paulo Piau entregará na Infraero, o relatório da Secretaria de Planejamento, com o resultado da vistoria realizada nos imóveis do entorno do Aeroporto Mário Franco, que deverão ser desapropriados visando à adequação do mesmo, com o objetivo de atender normas da viação aérea estipuladas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Ao todo foram vistoriados 97 imóveis, alguns com duas ou três edificações. A vistoria foi feita por equipe técnica composta por engenheiros e assistente social, que conversaram com as famílias, além de fazerem medição e avaliação estrutural dos imóveis. Os técnicos também estiveram nos cartórios de imóveis, conferindo a regularidade dos mesmos, visto que tem imóvel com escritura, sem escritura e de locação.

O trabalho realizado teve como objetivo ainda, determinar valores para os imóveis, bem como conhecer a intenção do morador no que tange ao recebimento do valor do imóvel, ou seja, se o pagamento será feito em espécie, em outro imóvel nas proximidades, ou mesmo dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com as informações, no relatório entregue pelo prefeito, o valor para a desapropriação dos imóveis chega a R$ 60 milhões, recursos estes que deverão ser obtidos juntos ao Governo Federal.

“Como sempre digo, o ideal seria construirmos o aeroporto internacional, mas este é um projeto que ainda está em discussão. Com o crescimento de nossa cidade, não podemos esperar. A adequação do aeroporto se faz necessária e é uma exigência da ANAC. Se ela não for feita, só poderemos receber aeronaves menores. Isso traria um impacto extremamente negativo para o crescimento econômico de Uberaba. É uma situação difícil, mas tomamos a decisão mediante o interesse coletivo”, destacou Piau.

Dados - De acordo com as informações, as irregularidades identificadas pela ANAC no Aeroporto Mário Franco, dizem respeito à faixa preparada, na de pista e na área de segurança de fim de pista, denominada RESA. A dimensão da pista de pouso e decolagem de Uberaba é de 1.759m x 45m e segundo a ANAC a faixa de pista necessária para operar com o modelo de aeronave ATR 72, como é feito hoje, já se encontra com residências. Das dimensões destas áreas depende o sistema, como porte das aeronaves e tipo de operação. Com as adequações o aeroporto poderá atender com tranqüilidade e sem maiores adequações até 2029, conforme informações do órgão. De acordo com a Infraero, a previsão para 2014 da movimentação do aeroporto de Uberaba está estimada em 114 mil 734 passageiros, com previsão para 2029 de 297 mil 927, desde que as normas da aviação sejam cumpridas e o aeroporto regularizado.

 

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar