WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/03/2014 - Criação do Programa de Desenvolvimento de Turbinas à Gás começa a ser estudado

Foto: Mateus Barros Cordeiro

Em reunião realizada na quarta-feira, dia 12, no Centro Administrativo da prefeitura, foi discutida a formação de um grupo de trabalho para atuar em prol da construção do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia de Turbinas a Gás de Uberaba e de um segundo grupo de trabalho que prevê a criação e a instalação física do Centro Nacional de Turbinas a Gás em Uberaba.

Durante a reunião foram propostos nomes para compor esses dois grupos. De acordo com o coordenador da implantação do Polo Aeroespacial de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Sala Minucci, o próximo passo será apresentar esses nomes ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, para aprovação.

“Após a aprovação do secretário Nárcio, os nomes de quem irá compor o grupo de trabalho, que visa à construção do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia de Turbinas a Gás de Uberaba, será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Com a publicação, o grupo terá, em princípio, 180 dias para desenvolver o programa”, explica o coronel Sala Minucci.

De acordo com o coronel, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Turbinas a Gás, é um marco em termos do esforço de desenvolver a tecnologia de turbinas a gás no país. “A ideia principal desse centro, é ele trabalhar em conjunto com as pesquisas que já estão em andamento no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos. A intenção é criar uma sinergia e acelerar o processo de desenvolvimento dessa tecnologia no país”, destaca o coronel Sala Minucci.

Para o coronel Marco Antônio essa questão é algo que já vem sendo perseguida pelo DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do comando da Aeronáutica, há vários anos. Porem, até o momento, não frutificou no sentido de ter uma indústria de turbinas no país.  “Esperamos que a contribuição do Centro Nacional de Tecnologia de Turbinas a Gás, a ser estabelecido em Uberaba, venha auxiliar o DCTA na obtenção desse objetivo”, afirma o coronel.

Desenvolvimento – A empresa francesa, Price Induction, que atua na cogeração de energia elétrica por turbinas a gás, já apresentou ao Polo Aeroespacial de Minas Gerais o interesse de somar esforços com o Governo de Minas para consolidar uma nova indústria aeronáutica nacional no Estado. A intenção da Price é se instalar no Parque Tecnológico de Uberaba devido às articulações para a construção do CNDTG.

“A empresa francesa Price Induction, sabendo do esforço de Minas Gerais, em criar o Centro Nacional de Tecnologia Aeroespacial, que faz parte da criação do Polo Aeroespacial de Minas Gerais, se interessou em conhecer esse esforço e deverá vir ao Estado para apresentar o portfólio de oportunidades de investimento e parcerias a serem desenvolvidos em Minas Gerais no tema de turbinas a gás”, ressalta o coronel Sala Minucci.

Para o coordenador regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia de Ensino Superior, Karin Abud Mauad, que participa das reuniões como representante do secretário Nárcio Rodrigues, o desenvolvimento de tecnologias de turbinas a gás é de extrema importância não só para a cidade de Uberaba, mas para Minas Gerais e o Brasil.

“A secretaria entende claramente que esse é um salto de qualidade na parte de inovação de tecnologia para o Brasil, Minas e Uberaba. Esses são projetos que geram novos empregos e oportunidades. Eles possibilitam a formação e utilização de mão de obra qualificada e atrai novos investidores. Sem contar os benefícios que veem da geração de novos produtos para a indústria. Esse Centro Nacional de Turbinas a Gás, só vem legitimar e de fato consolidar o Parque Científico e Tecnológico de Uberaba”, afirma Karim.   

Para a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende a formalização da criação do grupo de trabalho é de extrema importância. “Isso irá organizar as ações definidas no planejamento visando à implantação do Centro Nacional de Turbinas a Gás, na área do Parque tecnológico de Uberaba. Será uma ancora tecnológica importante que irá atrair novos empreendimentos a partir das tecnologias que vão ser desenvolvidas, uma vez que elas serão geradoras de novos produtos, processos e serviços”, concretiza Raquel.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar