WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/02/2014 - Organização de uma exposição paleontológica em Uberaba começa a ser estudada

Com o objetivo de divulgar as potencialidades de Peirópolis e atrair mais turistas ao sítio paleontológico, a Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Shopping Uberaba e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM deram início às discussões para desenvolver uma exposição paleontológica na área de eventos do shopping.

A ideia inicial é, na semana da criança, fazer uma exposição de réplicas dos ossos dos dinossauros mostrando parte do acervo do museu e disponibilizando pessoas que tirem dúvidas e conversem com os visitantes sobre os ossos e os estudos de paleontologia. A intenção também é de levar ao shopping uma mesa digital existente no museu. Essa mesa permite que a população tenha experiências interativas com o mundo da paleontologia, como por exemplo, a pessoa pode simular que está participando de uma escavação e no processo ela vai recebendo instruções sobre o funcionamento do trabalho e o cuidado com que ele deve ser realizado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes explica que a ideia desse projeto surgiu após constatar o investimento e as melhorias que a UFTM vem realizando em Peirópolis. “O sítio está com muitas melhorias e de portas abertas para receber muitos visitantes e queremos que a população de Uberaba e região conheçam e usufrua desse patrimônio, afinal, nossa cidade é referencia nacional em paleontologia”, destaca José Renato.

O secretário destaca que ao entrar em contato com o shopping a aceitação da proposta foi instantânea. “O shopping tinha a intenção de realizar um projeto como esse e agora iremos somar forças para proporcionar a população de Uberaba uma exposição rica e com qualidade. Queremos que acima de tudo a população entenda o valor histórico desse patrimônio da nossa cidade e que o espaço passe a fazer parte dos momentos de lazer da família uberabense”, destaca José Renato.

O secretário reitera que, ao assumir o Departamento de Turismo, o Prefeito Paulo Piau destacou a importância de difundir as potencialidades turísticas do município as quais estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da cidade. “O prefeito sempre ressaltou que temos capacidade para atrair muitos turistas para a região. Nossa região é muito rica, temos a história do zebu, os museus, o turismo religioso com as igrejas e Chico Xavier fora o Sítio Paleontológico de Peirópolis que é o maior do gênero no Brasil”, afirma José Renato.

Após essa primeira reunião, o próximo passo será ter o aval do reitor da UFTM para a execução do projeto. O pedido sendo validado pelo Reitor será realizado uma reunião com a comunidade de Peirópolis para que eles participem da organização do projeto. Uma visita a Peirópolis também será agendada para que sejam definidos quais réplicas e materiais serão levados ao shopping. “Para que o projeto seja coroado de sucesso é fundamental a participação da comunidade de Peirópolis. É do interesse de todos os envolvidos, tanto prefeitura, quanto UFTM e Shopping que a população de Peirópolis se envolva na construção do projeto”, afirmou José Renato.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar