WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

14/02/2014 - FETI lança projeto “O Aprendiz Como Agente de Transformação Social”

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) apresentou na manhã desta quinta-feira (13), o Projeto “O Aprendiz Como Agente de Transformação Social”. O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura e contou com as presenças do prefeito Paulo Piau, da primeira dama Heloísa Piau, do diretor executivo da FETI, Lourival dos Santos e do vereador Luiz Dutra, além de representantes de empresas e entidades parceiras da FETI.

O projeto tem como objetivo principal preparar os jovens, ingressos no PROBEM, para desenvolver suas potencialidades como agentes de transformação da sociedade, através de um processo contínuo de formação sócio psicopedagógica, como também ampliar o nível de empregabilidade.

Dentro do cronograma de execução do projeto, está previsto ainda a inserção de conteúdos programáticos com temas transversais como valores humanos, ética e cidadania, saúde e qualidade de vida, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, voluntariado juvenil, educação financeira, empreendedorismo, dentre outros, sempre com foco no protagonismo juvenil.

Com a implantação do Projeto o adolescente será avaliado pela equipe técnica da instituição (assistente social, psicólogo e educador) que fará um detalhamento do seu perfil. Serão avaliados ainda, fatores socioeconômicos, psicológicos e cognitivos, descritos através do parecer de cada técnico na ficha cadastral do adolescente. Nos casos que demandem acompanhamento individual, este será realizado pela equipe técnica, desde o ingresso do aprendiz, com avaliações sistematizadas, buscando sua promoção humana, acadêmica e social.

Paralelo a esse trabalho a equipe multiprofissional acompanhará a família dos adolescentes, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários através de eventos em datas comemorativas, visitas domiciliares, encontros de pais, encaminhamentos para a rede pública de serviços de saúde e assistência social.

Em seu discurso, o prefeito Paulo Piau destacou o importante trabalho realizado na instituição, principalmente na qualificação dos jovens, possibilitando mais expectativas e oportunidades. Bastante sensível à situação de vulnerabilidade em que muitos jovens se encontram hoje em todo o país, associado ao alto índice de violência, o prefeito Paulo Piau, aproveitou a oportunidade e fez várias referencias de grandes líderes pensadores, em prol da prática do amor e o respeito ao próximo. “Jesus Cristo foi o maior líder que tivemos e sempre pregou o amor. Hoje em dia as pessoas estão matando uns aos outros por nada. É necessário que as pessoas busquem amar uns aos outros. O equilíbrio de um individuo é adquirido através da vida espiritual e familiar, é preciso que nossos jovens aprendam a amar e respeitar uns aos outros”, disse Paulo Piau.

A presidente de honra da FETI, a primeira dama Heloísa Piau, falou da gratidão em poder fazer parte das ações desenvolvidas pela instituição, um trabalho que tem apresentado resultados satisfatórios junto ao público jovem. “É muito gratificante ver estes meninos norteando seus futuros com embasamento saudável, alicerçados em princípios e de boa educação”, finalizou Heloísa.

“Muitos jovens que chegam à instituição precisam de atenção especial, pois são de origem humildes e precisam de total apoio. Nosso papel é oferecer um bom acolhimento, pois são jovens com grande potencial de se tornarem exemplos para toda a sociedade”, disse o diretor executivo da FETI, Lourival dos Santos.

O encerramento do lançamento do projeto foi marcado pela palestra proferida pela jornalista e professora Fabiana Silbor, com o título: “A Importâncias das Relações Interpessoais para o Bom Trabalho em Equipe”.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar