WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/12/2013 - Nárcio Rodrigues garante que Governo do Estado construirá gasoduto

Ainda durante a visita ao prefeito Paulo Piau, o deputado Nárcio Rodrigues destacou a importância do anunciou feito pelo governador mineiro, Antonio Anastasia, em relação a construção do gasoduto Betim – Uberaba, no valor de mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais. Para Nárcio, este é maior projeto de Minas Gerais. Ele também afirmou estar surpreso com as declarações do presidente da ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, Manoel Rodrigues, que em veículo de comunicação da cidade, afirmou que até agora apenas houve fatos de mídia sobre o assunto.

“Eu tenho enorme amizade com o Manoel Rodrigues e me estranha a atitude que tomou, principalmente por ter tomado em nome da sua entidade, que é a Associação Comercial, Industrial de Uberaba. Eu não acredito que uma entidade do peso da ACIU, possa se sentir no direito de cobrar de um governador que veio aqui em dezembro, para trazer a notícia de que havia encontrado uma solução adequada e técnica para fazer com que o gasoduto chegasse a Uberaba, e nos tirasse da dependência da negociação com a Petrobrás e também com o Governo de São Paulo”, avaliou.

Para o deputado o governador anunciou uma solução genuinamente mineira e que permite um corredor de desenvolvimento de Betim a Uberaba, beneficiando toda região Oeste e Centro Oeste. “Tenho segurança enorme de que o governo do Estado, aqui representado pelo governador Anastasia, sabe muito bem do que está falando, o que vai fazer e como vai fazer. Por trás disso há todo um aparato de estudos e a presença institucional da Cemig, amparado os investimentos que serão necessários. Acho uma profunda precipitação nas colocações feitas. Ele diz que até agora houve apenas fatos de mídia, mas o deslocamento do governador do gabinete dele até Uberaba para se encontrar com o prefeito Paulo Piau, que corria atrás de uma solução para este impasse de forma já ansiosa pela solução deve ser levado em consideração. E recebemos cobrança de pequenos detalhes que faltam para que o projeto se consolide, acho uma tremenda precipitação. E me parece um pouco um tom de discurso que temos ouvido da oposição, que não quer o gasoduto e que estão torcendo contra Uberaba”, afirmou ainda.

Nárcio, que até recentemente era o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, afirmou também que, indiferente da saída ou não do governador em março ou abril (com vista as eleição de 2014), o gasoduto é um compromisso de Estado. Ele afirmou ainda que esperava que o presidente da ACIU, não estivesse entrando na onda daqueles que torcem contra Uberaba e ganham quando a cidade perde. “Eu não sei o que a cidade ganha por ser hostil com um governo que está dando a nós os maiores investimentos de Minas Gerais neste momento. Acho um erro de avaliação e condeno muito que ele fale em nome da associação, que eu tenho certeza sem ouvir seus associados. Eu não acredito que Uberaba esteja duvidando da palavra de um governador de Estado, que nunca faltou com a palavra com Minas Gerais. Desde Aécio Neves, Minas Gerais nunca ouviu do governador uma palavra que não fosse cumprida e este compromisso será comprido. Se não foi anteriormente, não foi por vontade do governo, houve impedimentos da própria Petrobrás e dificuldades enormes de compreensão do governo de São Paulo dos desafios que estavam colocados em relação a chegada do gasoduto aqui”, disse.

Ao avaliar novamente a decisão do governo de Minas de construir um gasoduto totalmente mineiro, o deputado afirmou que a solução encontra permite investimentos no próprio Estado, que além de viabilizar a planta de amônia, será beneficiado com outros investimentos.  “O prazo que ele estipulou está redondo e tenho certeza que a seu tempo estaremos divulgando e apresentando qual é a solução técnica dada para que isso aconteça, mas a decisão política está tomada. E neste aspecto nós temos que respeitar a história de quem vem aqui anunciar. O governo Anastasia merece de nós, no mínimo, respeito. E acho que a cobrança está passando dos limites do respeito que se deve a um governador que veio aqui para anunciar de público e em Uberaba,este investimento, que dá a nós uma oportunidade de dar um salto de crescimento. Eu digo e repito, que a chegada do gasoduto é um fato tão importante, quanto a chegada do Zebu no século passado”, finalizou.

Sobre o ocorrido o prefeito Paulo Piau apenas afirmou que confia nas empresas envolvidas no projeto que são a Cemig, Petrobrás, Gasmig e Gaspetro. Ele lembra ainda que não houve manifestação contrária ao projeto do gasoduto mineiro, nem pela presidente Dilma Rousseff ou de qualquer órgão do Governo Federal. “Não há que duvidar da palavra da presidente Dilma Rousseff que nunca fez nenhuma contestação sobre a vinda do gasoduto de Betim, e nem o governo federal fez crítica a este respeito e a presença do governador em Uberaba, para anunciar o gasoduto, foi um lance inteligente, pois criou um eixo de desenvolvimento em Minas Gerais. Criou-se uma expectativa de Uberaba até Betim. Acredito no governador de Minas. Este é um projeto consolidado, é um projeto de Estado e não de governo. Eu acredito e boto fé que no governador que é uma pessoa séria e não temos nenhum motivo para duvidar da sua palavra”, garantiu.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, que participou da reunião, afirmou que recebeu o posicionamento do presidente da ACIU com surpresa. Ele destacou ainda que Manoel Rodrigues tem sido uma parceiro de primeiro hora da secretaria, sendo uma pessoa ativa. Para Gomes, o presidente pecou nas colocações.

“A duplicata deste assunto acabou de ser emitida e a gente não pode protestar um título antes de vencer e, muito menos, mandar para o SPC. Acho que a Prefeitura, através da secretaria está avançando em outra direção. Já discutimos hoje o Aeroporto de Cargas Internacional. Temos que pensar para frente. Este assunto está liquidado. Temos que respeitar a palavra do governador. A secretária já esta avançando e trabalhando para captar empresas para Uberaba, que querem aproveitar a vinda do gasoduto. O momento é outro”, finalizou.

 Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar